Quarta-feira 08 de Maio de 2024

Técnicos da Fiperj realizam demonstração prática sobre o abate de rãs em Piraí.
Autor:
16/10/2017 - 10:00
Foi realizado no entreposto de pescado da Cooperativa dos Pescadores e Aquicultores do Sul Fluminense (PEIXESUL) o abate de 56 rãs para uma demonstração prática das técnicas de abate e beneficiamento, além de demonstração dos rendimentos de carcaça.

No dia 02 de outubro de 2017, a equipe do Escritório Regional Médio Paraíba (ERMP), representada pelas extensionistas Maria Dalva Ribas e Márcia Rocha, juntamente do pesquisador do Centro de Treinamento em Aquicultura de Rio das Flores (CTARF), Dr. Marcelo Maia, realizaram no entreposto de pescado da Cooperativa dos Pescadores e Aquicultores do Sul Fluminense - PEIXESUL, o abate de 56 rãs para uma demonstração prática das técnicas de abate e beneficiamento, além de demonstração dos rendimentos de carcaça. As rãs abatidas são da espécie Lithobates catesbeianus, conhecida popularmente como rã-Touro Gigante, única espécie exótica de anfíbio autorizada pelo IBAMA para manutenção em cativeiro e criação com fins comerciais no Brasil.

O abate reuniu os produtores João Ribeiro Filho e Conceição Maria da Silva Moreira, do Assentamento Roseli Nunes de Piraí, que iniciaram a ranicultura após o curso de Introdução a Ranicultura realizado pela Fiperj, e forneceram as rãs para o abate. Estavam presentes também o ranicultor Rodrigo da Silva Crisóstimo, de Barão do Juparanã - Valença, além da Secretária de Agricultura de Piraí, Carla de Carli, e Fábio de Souza Coelho, da Prefeitura Municipal de Piraí. As rãs abatidas passaram por jejum de 48 horas pré-abate e foram insensibilizadas em água com gelo. Dentre as práticas demonstradas na ocasião pelo pesquisador Marcelo Maia, destacaram-se: técnicas de sangria, esfola, evisceração e de toalete das carcaças; técnicas de cortes para melhor aproveitamento das carcaças; importância da paramentação, como o uso de uniforme branco e limpo, botas, toucas, luvas; fluxo de produção para evitar a contaminação cruzada; boas práticas de higiene do manipulador no processamento; condições ideais para o processamento, imprescindíveis para a segurança do alimento e qualidade do produto final.

Ao final do processamento, foram calculados os pesos totais das carcaças e das vísceras para obtenção dos rendimentos de carne. Os produtores ficaram satisfeitos com a oportunidade do aprendizado e com os resultados dos rendimentos obtidos após o abate.