Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Fiperj recebe representantes da Coordenadoria de Extensão Rural de Aquicultura da República de Angola
Autor:
04/04/2018 - 14:00
Representantes da Coordenadoria de Extensão Rural de Aquicultura da República de Angola, responsáveis pelo Projeto de Pesca e Aquicultura Artesanais, vieram ao Brasil para intercâmbio técnico e foram recebidos pela equipe do Escritório Regional Médio Paraíba

A equipe do Escritório Regional Médio Paraíba da Fiperj, em Piraí, recebeu, no dia 14 de março, representantes da Coordenadoria de Extensão Rural de Aquicultura da República de Angola, responsáveis pelo Projeto de Pesca e Aquicultura Artesanais (Artisanal Fisheries and Aquaculture Project - AFAP), que vieram ao Brasil para intercâmbio técnico, e sobretudo conhecer as atividades de piscicultura e técnicas empregadas. A excursão era composta pelo Diretor de Pesca e Aquicultura da Província de Bengo, Pessoa Manuel José; Chefe de Departamento de Pesca de Cuanza Norte, Patrício de Andrade Constantino; o responsável pelo projeto na província de Luanda, João Guilherme; e na Província de Malanje, Pedro Canga; acompanhados do Professor Philip Scott.

Durante a manhã, guiados pela equipe da Fiperj, os visitantes conheceram o cultivo de tilápias em tanques-rede do Centro de Piscicultura da represa de Ribeirão das Lajes e o entreposto de pescado da Cooperativa dos Aquicultores do Sul Fluminense PEIXESUL. Na parte da tarde a visita aconteceu na fazenda Santa Clara, também em Piraí, que cultiva tilápias em viveiros escavados . Durante as excursões, os visitantes puderam vivenciar rotinas de manejo de boas práticas na tilapicultura, e no final do dia, no escritório da Fiperj, tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a criação de tilápias, especialmente quanto aos tipos de sistemas de produção mais desenvolvidos na região, alimentação, sanidade e perspectivas de mercado. Também receberam material informativo sobre estruturação e preparação de viveiros escavados e qualidade da água no cultivo.