Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Técnico da Fiperj participa do Fórum Permanente em Saúde das Populações Vulneráveis, na Escola de Enfermagem da UFF
Autor:
05/12/2018 - 11:35
O evento abordou o tema "Lenha, lampião, gato ou geração de energia? Acesso à energia sustentável e população vulnerável"

No dia 6 de novembro, o extensionista da Fiperj, Henrique Rhamnusia de Lima, participou do Fórum Permanente em Saúde das Populações Vulneráveis, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento abordou o tema “Lenha, lampião, gato ou geração de energia? Acesso à energia sustentável e população vulnerável”. A proposta era tratar sobre o acesso à energia com relação às questões de iniquidade, igualdade social, sustentabilidade e qualidade de vida, particularmente para as populações vulneráveis (pescadores artesanais, quilombolas, povos ciganos, entre outros). Neste sentido, a intenção era discutir medidas em consonância com a Comissão da Organização Pan-Americana da Saúde sobre Equidade e Desigualdades em Saúde nas Américas, entre elas: proteger o ambiente natural, mitigar os efeitos das mudanças climáticas e respeitar as relações com a terra; favorecer renda e proteção social; melhorar o meio ambiente e as condições habitacionais; e alinhar objetivos com o Nurses Climate Change (uma campanha de engajamento dos profissionais de saúde sobre o impacto das atividades e mudanças do clima sobre a saúde).

A apresentação se baseava no potencial das tecnologias sociais, que são produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representa efetivas soluções de transformação social.

O extensionista da Fiperj realizou uma aproximação com a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFF, buscando alternativas de baixo custo para atender aos aquicultores e pescadores fluminenses, visando a melhoria das condições de vida para estes setores produtivos.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741