Domingo 28 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Extensionista da Fiperj é eleito diretor presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH R2R)
Autor:
18/02/2019 - 12:00
O CBH é um colegiado composto pelos setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia, se organizam em 3 segmentos (poder público, usuários e sociedade civil) e a composição de cada um se dá por escolha entre os pares.

No última terça-feira (12/02), o extensionista Lícius de Sá Freire, do Escritório Regional Serrana da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (ERS-Fiperj), foi eleito como diretor presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH R2R) para biênio 2019-2020.

A escassez de água e a preocupação sobre a disponibilidade deste recurso para as gerações futuras têm provocado diversos debates e ações para a racionalização do uso pelas populações e atividade humanas, como a aquicultura. A Fiperj, entendendo a importância deste debate, adota uma política de integração de seu corpo técnico aos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH).

O CBH é um colegiado composto pelos setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia, se organizam em 3 segmentos (poder público, usuários e sociedade civil) e a composição de cada um se dá por escolha entre os pares.

Além disso, avalia democraticamente os reais e diferentes interesses sobre o uso da água na bacia hidrográfica, possui poder de decisão e cumpre papel fundamental na elaboração de políticas para gestão da bacia.

Neste sentido, segundo Lícius, seu mandato laborará com o propósito de possibilitar os diversos usos, entre eles a pesca e aquicultura, de maneira ambientalmente responsável, no intuito de garantir a quantidade e qualidade deste precioso bem para as futuras gerações.

A Fiperj atua, no Sistema de Gestão de Recurso Hídrico, na maioria dos nove CBHs fluminenses, se fazendo representar no Fórum Fluminense de CBH, também tendo cadeira tanto no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI) quanto no Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), este federal e com projeção nacional.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741