Segunda-feira 29 de Abril de 2024

EXTENSIONISTA-CHEFE DA FIPERJ É DESTAQUE EM VÍDEO DEDICADO À PRODUÇÃO DE TRUTA NA REGIÃO SERRANA
Autor: ASCOM FIPERJ
28/10/2021 - 15:27
Região concentra os maiores produtores do Estado, com assistência técnica especializada da FIPERJ

A truticultura, nome dado ao processo da criação de trutas, é uma prática de grande sucesso na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Especialmente no município de Nova Friburgo, onde atualmente se concentram os maiores produtores do Estado. O uso da truta se dá principalmente na culinária, sendo o filé a base para o beneficiamento, podendo ser defumado ou utilizado na produção de patê e embutidos. Há também o caviar de truta, produto gerado pela defumação de ovas não fecundadas. É uma carne de baixo teor de gordura e muito versátil sendo sua produção responsável por parte do atrativo Agroturístico na região, que recebe turistas de todo o estado e de outras regiões do país e do mundo para desfrutar de variados pratos servidos pelos restaurantes locais.

A FIPERJ, instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e armazenamento do Estado do Rio de Janeiro – SEAPPA, realiza há anos trabalho de ATEPA (Assistência Técnica Pesqueira e Aquícola) voltado ao apoio e fomento deste ramo produtivo na região. Através do Escritório Regional Serrana, localizado em Nova Friburgo, os aquicultores tem atendimento especializado, gratuito e de qualidade. Entre as ações já estabelecidas na região, é destaque a distribuição de ovos embrionários aos produtores, realizada pela FIPERJ em associação com a AQUISERRA.

“Atendendo a demandas dos produtores em 2021 foram importados e distribuídos 86 mil ovos embrionados para 12 truticulturas e 2 unidades de pesquisa. Este material genético de alta qualidade visa realizar a melhoria do plantel de trutas da Região Serrana, qualificando a produtividade e acrescentando dados para pesquisas relacionadas ao potencial produtivo” comenta Licius de Sá Freire, Extensionista-Chefe do Escritório Regional Serrana - FIPERJ.

O Coordenador de Aquicultura e Pesca Interior da FIPERJ, Rodrigo Takata explica a importância da pesquisa para o setor:
“Importante dizer que essas pesquisas, voltadas a processos de alimentação e nutrição, serão colaborativas, acontecendo nas propriedades rurais com a participação dos produtores. Desta forma buscamos o fortalecimento da cadeia produtiva de truta, a popularização da tecnologia e aproximação entre sociedade e pesquisa, resultando na ampliação da viabilidade econômica deste tipo de cultivo e o desenvolvimento da região".

“É diretriz prioritária da gestão o apoio à aquicultura continental em todo o Estado, com atenção especial para áreas que tem grande vocação e já conhecido potencial produtivo, como é o caso da região serrana. Ao mesmo tempo estamos atentos a novas áreas do Estado que possam ser novos potenciais produtivos, ampliando assim a aquicultura fluminense”, ressalta o Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem.

Acompanhe no vídeo 1º Seminário de Produção Animal CEFFA Flores - IBELGA produzido pelo Instituto Bélgica – Nova Friburgo o trabalho do Extensionista da FIPERJ Licius Freire com a experiência de truticultura no Trutário Arco-Irís, da Produtora Tenilza Cordeiro, na região dos Três Picos, em Nova Friburgo.
.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=kaaxacl7Bzs