Domingo 05 de Maio de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Regional e Fiperj realizam reunião com a comunidade pesqueira
Autor: Paula Ribeiro
02/07/2012 - 17:32
Campo Arquitetura, Urbanismo e Design LTDA apresenta-se à comunidade

O desdobramento da assinatura do contrato para a elaboração de projeto de Urbanização da Comunidade Pesqueira Canto de Itaipu teve continuação a partir de duas reuniões realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.

A primeira, na terça-feira, (26/06), na sede da Imprensa Oficial, teve a participação de representantes da empresa licitada para o projeto do Canto de Itaipu, prefeitura de Niterói, empresas que prestam serviço na comunidade, instituições que atuam no local, entre outros órgãos.

Oencontro, com caráter institucional, tinha o objetivo de unir as entidades para aglutinação de esforços, já que o projeto é transversal a diversas áreas, como turismo, ambiente, patrimônio, etc

Outra reunião se deu no sábado, (30/06), onde a empresa Campo Arquitetura, Urbanismo e Design LTDA, que irá elaborar o projeto, foi apresentada à comunidade local.

Na ocasião, a empresa contratada para o projeto do Canto de Itaipu mostrou análise preliminar da região e expôs sua história para a comunidade por meio da apresentação de dois projetos, já realizados por eles, onde há semelhança com as dificuldades encontradas na Região Oceânica.

Um objetivo importante a ser atingido é que haja a elaboração de um projeto de intervenção urbana com adequação dos usos e atividades na área do Canto de Itaipu, que seja capaz de promover o desenvolvimento das potencialidades locais, considerando seus aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascon, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca (Fiperj), Marco Botelho, estiveram presentes para selar a parceria criada entre Secretaria, Fiperj, empresa e comunidade.

O secretário acredita que essa parceria e a utilização de projetos já criados nessa região, ajudarão na elaboração desse novo projeto.

"Esse trabalho está tendo como base outros projetos que já foram feitos para cá. Há projetos para saneamento básico, da qualidade de vida, do pescado, etc. Precisamos da colaboração da comunidade no projeto, para que tudo possa sair como todos desejam. Trabalhar em conjunto e buscar a harmonia entre a comunidade, Secretaria e Fiperj, é o principal", afirma Cascon.

Para o presidente da Fiperj, a criação de um novo projeto para incentivar o setor pesqueiro é fundamental para a cidade de Niterói.

"Nós trabalhamos com o fomento da pesca e aquicultura e precisamos de bons projetos, mas para que este seja concretizado, é necessário o apoio da comunidade", disse Marco Botelho.

Participação popular

Com o encontro, a empresa também pode informar à comunidade sobre a metodologia a ser utilizada, que contempla a participação popular. Serão realizadas oficinas com representantes das diversas instituições atuantes no local e dos segmentos sociais organizados.

A primeira oficina já está agendada para o sábado 14/07/12, a realizar-se no Museu de Arqueologia de Itaipu, das 9h às 13h. Esta oficina refere-se à etapa de diagnóstico do Projeto Urbanístico e Sócio Ambiental de Itaipu.