Domingo 05 de Maio de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Regional e Fiperj selam parceria com o MPA
Autor: Paula Ribeiro
12/07/2012 - 14:10
União entre os órgãos será para a construção de um píer na Ilha do Governador

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascon, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, reuniram-se na sexta-feira (06/07), na sede da Fiperj, com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) onde foi discutida uma parceria para implantação do projeto que visa a construção de um píer na Ilha do Governador.

No caso de viabilidade de convênio entre os órgãos, o MPA entraria com o recurso para a implantação do projeto e ficaria responsável pelo contrato. O MPA informou que o projeto já está na fase de estudo preliminar.

O secretário confia que a parceria entre diversos órgãos será muito importante para o crescimento e desenvolvimento daquela região.

"Acredito que esse projeto trará melhorias para a colônia de pescadores. Além disso, a implantação desse píer constitui-se em mais uma ação resultante de parceria e relacionamento profícuo entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional, a Fiperj e o MPA. Com isso, todos os pescadores locais sairão ganhando", afirma Cascon.

Para o presidente da Fiperj, essa parceria irá trazer um avanço na infraestrutura da pesca.

“A parceria proporcionará aos pescadores locais condições adequadas para embarque e desembarque das jornadas de pesca. Sem dúvidas a parceria formada entre esses órgãos incentivará ainda mais a pesca no Estado”,afirma Marco Botelho.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete da Fiperj, Benito Igreja, a coordenadora de Aquicultura da Fiperj, Bruna Roque, o diretor de Infraestrutura do MPA, Jorge Silva Junior, o chefe de Serviços do MPA, Bernardino Borges, o assessor Técnico do MPA, Alberto Fraga, entre outros.

Píer no Gradim pode ser modelo

O secretário Pedro Cascon está em contato com o subsecretário de Urbanismo da Secretaria de Estado de Obras, Vicente Loureiro, para tratarem do projeto.

A busca de entendimento entre as Secretarias de Estado foi de transformar o píer que está sendo construído no Gradim em modelo para o que se pretende erguer na Ilha do Governador. Por serem obras similares, este estudo conjunto favorecerá o avanço do projeto.