Sábado 18 de Maio de 2024

Fiperj participa de seminário em Campos dos Goytacazes
Autor: Paula Ribeiro
31/07/2012 - 15:03
Seminário ajudará a expandir o conhecimento sobre o projeto ATEPA

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) irá participar, no dia 1º de Agosto (quarta-feira), do “Seminário de Fortalecimento das Atividades da Pesca e Aquicultura na Região Hidrográfica IX” no Auditório Cristina Bastos, do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes.

O evento tem como objetivo discutir os principais problemas enfrentados pela pesca e para isso contará com a participação de membros da Fiperj, como por exemplo, o Diretor de Pesquisa e Produção, Augusto Pereira, a Coordenadora de Aquicultura, Bruna Roque, que estarão presentes nas mesas temáticas, além da apresentação do painel sobre o projeto ATEPA, que será realizado pelo Chefe de Gabinete, Benito Igreja, pela Técnica, Maria de Fátima e por representantes das equipes regionais do Norte e Noroeste.

Além disso, haverá duas mesas redondas com os temas para a discussão sobre a preservação dos recursos hídricos das regiões Norte e Noroeste, e o fortalecimento dos setores da pesca e aquicultura. O evento começará às 8:30h com a inscrição e credenciamento e tem, como previsto, terminar às 16:00h.

Projeto ATEPA – Assistência Técnica e Extensão para Pescadores e Aquicultores do Estado do Rio de Janeiro

A Fiperj presta serviços de Assistência Técnica e Extensão para Pescadores e Aquicultores do Estado do Rio de Janeiro. Para melhor atender o público do Norte Fluminense, criou-se o projeto ATEPA, que tem as seguintes metas: Divulgar o acesso às políticas públicas; realizar diagnósticos municipais; apoiar à reestruturação das cooperativas e organizações formais; prestar assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola, e divulgar os resultados alcançados.

Um dos mais importantes resultados alcançados pelo projeto ATEPA, foi a dinamização dos processos para a Emissão de Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP aos pescadores habilitados, além de realizações de reuniões de divulgação das políticas públicas governamentais específicas para o setor; de ações de estímulo à organização comunitária - cooperativas e associações, com vistas a obtenção de DAP Jurídica para acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); de visitas técnicas a grupos formais (associações), com vistas a obtenção de Nota Fiscal para viabilizar a comercialização e o acesso aos programas PAA e PNAE; de palestras sobre Linhas de Crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF; de palestras sobre Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no fortalecimento da parceria com os órgãos públicos municipais, estaduais, Colônias e Associações de Pescadores.