Sexta-feira 26 de Abril de 2024

FIPERJ PARTICIPA DE EVENTO EM CELEBRAÇÃO AO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
Autor: ASCOM FIPERJ
08/06/2022 - 16:43
Ação, em Niterói, foi promovida pela gestão da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu

Nesta quarta-feira, 08 de Junho, é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos. Em comemoração à data, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) participou de uma ação com pescadores artesanais, organizada pela gestão da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu), em Niterói. O objetivo foi reforçar a conscientização em relação à preservação dos mares, fontes de sustento para trabalhadores da pesca e de alimento para população em geral.

A FIPERJ atendeu ao convite da Resex de Itaipu, e foi representada pelo extensionista Henrique Rhamnusia de Lima, responsável pelo Escritório Regional Metropolitano IV; localizado em Maricá. Na ocasião, ele ressaltou a missão da Fundação, de promover o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura fluminenses e o fomento às políticas públicas do setor. Henrique lembrou, ainda, das ações de extensão, pesquisa e levantamento de dados que servem de suporte à cadeia pesqueira, atividades realizadas pela FIPERJ, que embasam tomadas de decisões e a realização de projetos em todo o Estado do Rio.

O extensionista também lembrou que a FIPERJ tem sido parceira dos gestores da Resex de Itaipu desde sua criação, em 2013, e salientou a perspectiva da celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre as partes, que poderá beneficiar toda a comunidade pesqueira da região, agregar produtos e dar continuidade às ações em parceria.

Neste mês de junho, também é celebrado o Dia do Pescador (29/06), quando haverá atividades da FIPERJ em conjunto com a Resex de Itaipu. A proposta é levar reconhecimento e confraternizar com a comunidade local, com parceria do Projeto Aruanã, que atua na região.

O evento desta quarta-feira contou com a presença de pescadores de Itaipu e alguns dos representantes locais, como Chico, Jairo e Mauro, conselheiros e benefíciarios da Resex de Itaipu, profissionais bastante conhecidos na região. Eles ressaltaram a importância dos oceanos como fontes de sustento e a tradição das atividades realizadas nos mares, considerados como uma segunda casa para quem vive da pesca.

Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem ressalta a representatividade do Estado do Rio de Janeiro na questão marítima e sua importância para a cadeia produtiva da pesca.

“O Rio de Janeiro possui o terceiro maior litoral do país. Suas condições naturais são extremamente favoráveis à pesca, propiciando, também, a existência de baías e zonas estuarinas, com importantes áreas de berçário indispensáveis à manutenção da saúde ecossistêmica e da cadeia alimentar marinha”, lembrou Ganem.

Finalizando, os pescadores também falaram sobre a importância da informação, do fortalecimento da comunidade e da formação e renovação de lideranças pesqueiras, com o intuito de manter o setor integrado, principalmente, na luta pelos direitos da categoria.