Sábado 18 de Maio de 2024

Fiperj realiza posse dos candidatos aprovados em seu concurso
Autor: Paula Ribeiro
03/09/2012 - 16:56
2º Concurso é realizado após 25 anos de existência da Fundação

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, realizou nesta sexta 31/08, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, a posse dos 31 candidatos aprovados em seu concurso público, realizado no dia 18 de março deste ano.

Após 20 anos, a Fiperj conseguiu realizar o 2º concurso público para os cargos de nível superior: técnico de recursos pesqueiros, pesquisador na área de ciências agrárias e biológicas e extensionista.

Além do presidente da Fiperj, Marco Botelho, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascon, que estava representando o governador Sérgio Cabral, também compuseram a mesa, Aline Borba representando o superintendente do Ministério da Pesca, Antonio Emílio Santos; o presidente do comitê do concurso, Dr. José Seixas; o Chefe de Gabinete da Fiperj, Benito Igreja; o subsecretário de Pesca de Niterói, Atílio Guglielmo e o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marco Sabino.

O Presidente agradeceu a presença de todos e afirmou estar muito satisfeito com essa conquista para a Fundação. “Por conta de reivindicações do setor, sempre ressaltei sobre a importância deste concurso para a sobrevivência da Fiperj. Nossos técnicos comissionados trabalhavam em condições precárias, e assim poderíamos melhorar a qualidade de trabalho e fazermos com que essa dedicação fosse valorizada. Tivemos então, a ideia de transformar cargos, para aumentar a quantidade de extensionista e do recurso pesqueiro. Assim, fizemos com que o concurso atingisse o nosso objetivo. Não queremos trabalhar só com pesquisa, mas também com a extensão na ponta", concluiu Marco Botelho.

O secretário Pedro Cascon citou a importância da parceria com o Governo do Estado, na modificação da estrutura da Secretaria que facilitou e melhorou o ambiente de trabalho e ressaltou a importância do concurso para a Fiperj. Ele acredita que a Fundação precisa de gente capacitada para dar continuidade ao trabalho pesqueiro e que a realização do concurso e os 25 anos da Fiperj que acontecerá ainda esse ano, são marcos importantes. Para ele, é preciso aproveitar essa energia e avançar no processo de construção de uma estrutura pública profissional.

"É uma grande honra que os concursados passem a fazer parte do quadro de funcionários da Fiperj e da secretaria. Nós estamos num espaço simbólico de Niterói, que marca a transformação que a cidade sofreu nesses últimos anos e esse espaço virou uma referência internacional. É esse tipo de referência forte que nós estamos buscando na Secretaria e na Fiperj. Queremos continuar trazendo melhorias e condição de trabalho aos pescadores e para a estrutura pesqueira”, afirma o secretário.

Também estiveram presentes, o diretor de Administração e Finanças da Fiperj, Valmir Rodrigues; o diretor do Departamento de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto da Costa Pereira; o superintendente cultura da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Chico Aguiar; a presidente da Associação de Pescadores e Escarnadeiras, Eliana Magdalena e familiares dos concursados.