Sábado 18 de Maio de 2024

Gastronomia do Mar encerra segundo ano de Festival com sucesso de público
Autor: Paula Ribeiro
05/09/2012 - 13:08
Secretário incentiva que o Festival seja incorporado ao calendário de eventos da cidade de Niterói

Ocorreu neste domingo, 02/09, o encerramento do II Festival de Gastronomia do Mar, no pólo gastronômico do Jardim Icaraí, em Niterói. O evento foi uma realização da secretaria de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, em parceria com a Fundação Instituto Pesca do Estado do Rio de Janeiro(Fiperj) e contou com centenas de pessoas.

Os restaurantes próximos ao evento participaram do Circuito de Rua "Chefs na calçada" e serviram mini porções de alguns pratos selecionados por seus chefs na frente de suas casas com diferentes receitas preparadas com as delícias do mar. Os chefs Checo Gonzales, Daniel Pinho, Casas Valduga, Azeites – Hojiblanca e Drinks – ABSOLUT Vodka ministraram oficinas de culinária gratuitas, no palco gourmet, montado na rua, onde o público presente pode aprender sobre pratos com peixes, outras iguarias do mar e drinks que podem ser feitos até em casa.

O encerramento contou ainda com a “Expo Niterói está para peixe”, uma exposição com 30 fotos selecionadas por uma comissão organizadora e uma equipe de fotógrafos da cidade.

“O II Festival foi um sucesso de público, tanto pela adesão dos restaurantes, como o movimento que gerou com a intervenção urbana. O nosso objetivo foi alcançado. Estimulamos o consumo de alimento saudável, através da comercialização de peixes e frutos do mar nos mais de 50 restaurantes parceiros. Agradeço a todos que participaram e colaboraram com o evento. E ano que vem esperamos estar mantendo esse evento e fazendo com que se incorpore ao calendário de eventos da cidade”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Pedro Cascon.

“O Festival este ano começou no Mercado de Peixe São Pedro, por onde o peixe entra na cidade, e terminou no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí, onde ele é consumido. Assim fizemos o percurso de chegada e saída do pescado na cidade. Acredito que conseguimos atingir nosso objetivo, incentivando o consumo do pescado tendo como alvo a alimentação saudável. Niterói tem uma tradição na pesca, não só no consumo, como também na produção e esse evento só vem valorizar ainda mais o setor”, disse o presidente da Fiperj, Marco Botelho.

A Fiperj disponibilizou também um estande com atividades lúdicas voltadas para as crianças, que fez um grande sucesso entre os pais e os pequenos, levando informação, conhecimento e prática, através da Educação Ambiental, relacionando questão ambiental com alimentação saudável. O objetivo da ação foi mostrar as crianças o quão importante é proteger o ambiente aquático, ter uma alimentação saudável, além de divulgar informações sobre qualidade do pescado aos consumidores na hora da compra.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, Casas Valduga, Ohayo Visual Merchandisign e C Comunicação.