Sábado 09 de Dezembro de 2023
Foi lançado oficialmente, nessa segunda-feira (27/02), o “Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023”, documento que faz um levantamento da produção de peixes de cultivo no Brasil.
Convidada para o evento, realizado de forma virtual, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) foi representada pelo seu Diretor-Presidente, Ricardo Ganem.
Além da FIPERJ, estiveram presentes instituições e autoridades representativas do setor em níveis estadual e federal, como o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e diversos secretários estaduais.
De acordo com os levantamentos registrados no Anuário 2023, mesmo com todos os desafios da economia global em 2022, a piscicultura brasileira cresceu 2%, com uma produção de 860 mil toneladas e destaque para a tilápia, que representou 64% desse volume.
“O crescimento da piscicultura nacional num ano difícil para toda a economia em nível mundial mostra a grande demanda do consumidor brasileiro por peixes, o que nos incentiva a continuar investindo na capacitação de produtores e no apoio à implementação de serviços que possam contribuir para o crescimento do setor em todo o Estado do Rio de Janeiro”, afirma Ricardo Ganem.
O “Anuário Peixe BR de Piscicultura 2023” está disponível para download gratuino no site peixebr.com.br.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.