Sábado 04 de Maio de 2024

Pescador da Região Noroeste consegue microcrédito com auxílio da Fiperj
Autor: Paula Ribeiro
12/06/2013 - 12:54
Mais um projeto do Plano Safra da Pesca e Aquicultura desenvolvido pela Fundação obtém resultado positivo

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, através da extensionista do Escritório Regional Noroeste Fluminense, Caroline Lisboa realizou mais um projeto do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, junto ao Banco do Brasil de Itaocara, para auxiliar o pescador da região a conseguir o Microcrédito Rural (Pronaf grupo B).

Em abril, o Escritório Regional Metropolitano da Fiperj auxiliou o primeiro pescador a conseguir o microcrédito.

A extensionista Caroline Lisboa foi quem desenvolveu o projeto junto à coordenadora de Extensão da Fiperj, Maria de Fátima Valentim. Ela acredita que o Pronaf ajuda na melhoria do trabalho do pescador que o adquire.

O pescador Amaro Francisco ao acessar o Microcrédito (Pronaf grupo B), conseguiu um desconto de 25% para a quitação do débito, devido a possuir um bom histórico junto ao Banco do Brasil. Com isso, o banco liberou seu crédito no último dia 27/05.

“Obtivemos mais um projeto Pronaf encaminhado ao Banco do Brasil de acesso ao Plano Safra da Pesca e Aquicultura. Agora o pescador Amaro conseguirá consertar seu barco, confeccionar rede, como tarrafa, corda e linha, além de comprar equipamentos que conservem por mais tempo o pescado, tendo assim melhor rendimento no trabalho”, comenta Caroline.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pelo MPA, tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade e aumentar renda. Com isso, uma das principais medidas do plano é a maior oferta de crédito, facilitando o acesso do pescador ao crédito Pronaf Microcrédito Produtivo.