Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Governo do Estado apresenta projeto de apoio à pesca nesta sexta-feira
Autor: Ascom Sedrap
04/07/2013 - 16:19
"Projeto Canto de Itaipu" é o primeiro de uma série que pretende preservar a pesca artesanal no Estado

Nesta sexta-feira (5), o primeiro projeto do Programa de Apoio à Atividade Pesqueira, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), será apresentado à população. Os interessados poderão conferir como ficará o bairro na exposição O “Projeto Canto de Itaipu – Uma Construção Coletiva”, a partir das 18h, na Festa de Itaipu.

Uma maquete, plantas arquitetônicas e ilustrações, que mostram como será o resultado das obras, estarão à disposição do público no estande da Secretaria durante o evento. Técnicos do Governo do Estado também estarão no local informando os detalhes do projeto.

Com o Programa de Apoio à Atividade Pesqueira, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional quer estimular o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras, preservando a cultura da pesca artesanal e também o meio ambiente. Além do Canto de Itaipu, outros três projetos semelhantes estão sendo desenvolvidos no momento para as comunidades pesqueiras de Jurujuba (Niterói), Gradim e Itaoca (ambas em São Gonçalo).

- O Canto de Itaipu já foi objeto de diversos estudos que procuravam preservar seu ambiente, mas poucos chegaram ao estágio de execução, porque faltavam bons projetos. Estou engajado em tornar realidade esse desejo antigo dos pescadores do local - afirma secretário de Estado, Felipe Peixoto.

Peixoto fará uma apresentação para os integrantes dos grupos de trabalhos responsáveis pela formulação do documento, às 11h, no Museu de Arqueologia de Itaipu. Entre eles encontram-se membros de entidades da sociedade civil e representantes dos governos municipal, estadual e federal.

Entre as recomendações apontadas estão um novo desenho urbano, recuperação da vegetação nativa, adequações do sistema viário, mobiliário urbano, redes de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial; sistemas de iluminação pública e coleta de lixo; uma unidade operacional de apoio à limpeza urbana, posto guarda vidas, posto de informação, posto comunitário (que servirão também de apoio à vigilância e segurança), quiosques, banheiros públicos e a instalação de ranchos de pesca, rancho para limpeza e manipulação do pescado e uma oficina de manutenção de barcos, em atendimento às necessidades dos pescadores. Cerca de dois mil moradores serão beneficiados pelas intervenções.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional trabalha agora na captação de recursos junto ao Governo do Estado e o Governo Federal. Estima-se que sejam necessários R$ 18 milhões para a execução das obras no Canto de Itaipu.

- Este projeto é fundamental para buscar os recursos necessários para a realização das obras. Sem estudos detalhados não se tem acesso a verbas federais e estaduais. E a colaboração da comunidade foi decisiva para este resultado – elogia Felipe Peixoto.

FOTO: André Gomes de Melo