Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Pescadores de Búzios recebem Curso de Capacitação da Fiperj
Autor: Natália Lima
08/07/2013 - 14:20
Boas Práticas e Processamento Artesanal de Produtos de Pescado podem melhorar renda familiar do pescador

Nos dias 25, 26 e 27 de junho, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, realizou mais um Curso de Capacitação em Boas Práticas e Processamento Artesanal de Produtos de Pescado, em parceria com a Repsol - Instituto Atlantis Preservação Ambiental, na Armação dos Búzios.

O curso foi ministrado pela médica veterinária da Fiperj, Maria Dalva Silva Ribas Pinto, que certificou 15 pescadores e seus familiares, da região. Com objetivo de orientar a aplicação de novas alternativas para a diversificação do pescado, o curso ensina como aproveitar o produto de baixo valor comercial, reduzindo os desperdícios, assim como também conservar os produtos na safra para consumi-los na entressafra. Esses cursos são gratuitos e auxiliam na melhoria da renda familiar dos pescadores.

Estiveram presentes na entrega do certificado representando o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto e o presidente da Fiperj, José Bonifácio, o assessor da Presidência da Fiperj, Willian dos Santos; e representando o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Saneamento, Alan Costa; além da presença, do subsecretário de Meio Ambiente, Pesca e Saneamento, João Paulo; do coordenador de campo da Repsol, Sérgio Gila e do chefe do Escritório Regional da Baixada Litorânea da Fiperj, Paulo Sérgio.