Sábado 18 de Maio de 2024

Secretário Felipe Peixoto se reúne com Ministro do Trabalho e Emprego
Autor: Laís Reis
21/08/2013 - 11:10
No encontro foram abordados diversos projetos da Secretaria

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias, nesta segunda-feira (19/08), na sede do Ministério no Rio de Janeiro. Estiveram presentes na reunião o superintendente regional do MTE no Rio de Janeiro, Antônio Albuquerque, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Bonifácio, o assessor especial da Secretaria, Adolfo Konder, o coordenador do programa Saúde do Pescador, da Fiperj, Willian Santos, e outros integrantes do Ministério.

Na ocasião, foram discutidos os projetos Escola do Mar, que será realizado no bairro Barreto, em Niterói, e tem por objetivo preparar a comunidade pesqueira para o mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional gratuita a cerca de 600 alunos, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. Também foi discutido o programa ProJovem Trabalhador, que busca escolarizar os jovens e colocar a qualificação profissional em um patamar mais alto.

Outro assunto que foi discutido no encontro foi o programa Saúde do Pescador, cujo objetivo é uma maior aproximação do Poder Público com o pescador no sentido de informá-lo e capacitá-lo para um efetivo acompanhamento de suas condições de trabalho e sua própria segurança. O lançamento estadual será dia 13 de setembro, em Rio das Ostras, em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), órgão vinculado ao MTE. O seminário de lançamento abordará temas como Riscos Ambientais, Prevenção de acidentes em embarcações e Pesca Sustentável.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e o Ministério do Trabalho estão se unindo para fortalecer a qualificação profissional para a pesca no Estado do Rio de Janeiro e o ministro Manoel Dias citou a importância da qualificação para melhorar a vida profissional dos trabalhadores do setor da Pesca.

- O ministério vai reforçar o apoio para garantir um futuro melhor para esses trabalhadores. Um passo importante é ampliar a presença do programa Projovem Trabalhador, pois a formação profissional garante uma maior geração de renda – disse Manoel Dias.

Para o secretário Felipe Peixoto, firmar parceria com o MTE agregará muito à atividade pesqueira do Estado.

- Ter o Ministério como parceiro nos ajudará a pôr em práticas projetos antigos, como a de capacitar jovens para trabalharem no setor pesqueiro e de agregar conhecimento aos pescadores que têm como principal fonte de sustento o peixe. Para isso acontecer, daremos o suporte necessário para que os jovens aprendam e os pescadores mais experientes se especializem e se atualizem no mercado - concluiu Felipe Peixoto.

Foto: Luiz Barros