Sábado 18 de Maio de 2024

Felipe Peixoto participa de mais uma etapa da retirada das embarcações no Cipar
Autor: Natália Lima
22/08/2013 - 11:04
Inea informa que em 40 dias serão retiradas todas as carcaças do local

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, participou na manhã desta quarta-feira, 21/09, de mais uma etapa da retirada de embarcações abandonadas do Canal de São Lourenço, localizado no Centro Integrado de Pesca Artesanal – Cipar, no Barreto, em Niterói.

Essa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – Sedrap; Secretaria de Estado de Ambiente – SEA; o Instituto Estadual do Ambiente – Inea; o Ministério da Pesca e Aquicultura - MPA; a Capitania dos Portos e estaleiros.

Felipe Peixoto agradeceu a parceria de todos os órgãos envolvidos que ao longo do tempo vem colaborando para a realização da dragagem da Baía de Guanabara. Para ele a retirada desse material da Baía será um ganho para a população de Niterói e, principalmente, para a dinamização das atividades do Porto.
- A abertura do Cipar de Niterói vai beneficiar cerca de 7.500 pescadores, proporcionando-lhes um espaço para agregação de valor ao pescado e busca de melhores canais de comercialização, reduzindo a ação de atravessadores e propiciando uma importante melhoria na renda e na qualidade de vida, oferecendo dignidade aos pescadores artesanais da região e aos seus familiares - explicou o secretário.

Segundo o diretor do Inea, Iel Jordão, em 40 dias todas as carcaças serão retiradas e outro leilão vai oferecer mais 11 carcaças à iniciativa privada, após o fim do trabalho no Canal de São Lourenço.

Carlos Minc explicou que essa área é um passivo ambiental e a quantidade de material para ser dragado fica em torno de cem mil metros cúbicos.

- Já temos a análise dos sedimentos e a licença ambiental para a retirada dos mesmos. A retirada das embarcações é uma pré-condição para podermos dar início à dragagem - concluiu.

O projeto de dragagem do Canal de São Lourenço será licitado pelo MPA assim que o termo de referência para o processo ficar pronto. O custo do investimento fica em torno de 15 milhões de reais.

Vale lembrar que o levantamento de identificação dessas embarcações foi realizado em 2011, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca - Sedrap, através de um Relatório produzido pela equipe técnica da Secretaria, que foi fundamental no fornecimento de dados concretos e importantes para efetivação desta etapa.

Em seguida, o secretário encaminhou, ainda em 2011, o Relatório de identificação dessas embarcações ao Inea, e à Capitania dos Portos, que notificou os proprietários para que eles retirassem as embarcações. Na ocasião, somente 12 foram removidas. Tiveram prioridade as carcaças que estavam em frente ao Cipar que será reativado assim que forem concluídas as obras de dragagem do Canal.

O primeiro leilão para retirada de 31 embarcações aconteceu em junho deste ano, no Leiloeiro João Emílio, Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

O ato desta manhã contou com a presença da superintendente do Ministério da Pesca no Estado, Suely Amaral, representando o Ministro Crivella; do secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, do diretor do Inea, Iel Jordão, responsável pela retirada das embarcações; do prefeito de Niterói Rodrigo Neves, e outros representantes de órgãos ligados ao setor.

Foto: Luiz Barros