Quarta-feira 15 de Maio de 2024

Autor: Clara Barreto
06/01/2014 - 15:57
Fiperj e Consórcio Intermunicipal Lagos São João se reunirão neste dia 09 para discutir projeto

A Estatística Pesqueira nas Lagunas de Araruama e Saquarema terá continuidade em 2014. Na próxima quinta, dia 09, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) irá se reunir com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João para tratar sobre a sequência do projeto, que tem como objetivo monitorar a pesca nas lagoas. O assunto foi muito discutido durante as reuniões do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João em 2013 e durante a última reunião do ano, da plenária do Comitê, dia 17/12, foi decido, por unanimidade, sua continuidade.

A decisão foi tomada após uma apresentação intitulada “Estatística Pesqueira, uma ferramenta para avaliação do defeso na Lagoa de Araruama” feita pelo responsável do Escritório Regional da Baixada Litorânea, Paulo Sérgio, juntamente com a técnica e bióloga da Fiperj, Carrie Brown-Lima, onde foram destacados os resultados da Estatística Pesqueira do ano e também do Defeso da Lagoa de Araruama (ocorrido no período de agosto a outubro). Além disso, a técnica explicou que o ordenamento pesqueiro está dando condições para iniciar o processo de Certificação do Pescado Sustentável, através do selo Marine Stewardship Council (MSC) – o maior e mais respeitado no mundo.

Estatística Pesqueira – A estatística realizada pela Fiperj – órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), levanta a quantidade de pescado por mês, o que permite chegar a conclusões do que fazer nos meses de baixa produção, definir bem os períodos de defeso e indicar o melhor lugar para a instalação de empresas ligadas ao setor. Além disso, O monitoramento da pesca é fundamental para entender as espécies que vivem na região e o seu desenvolvimento. O projeto nas Lagunas de Araruama e Saquarema teve início no ano de 2013.