Sexta-feira 10 de Maio de 2024

Parceria entre Ceasa-RJ e Unacoop vai beneficiar a agricultura familiar no Estado
Autor: Sergio Jardim
10/06/2011 - 17:55
O acordo oficializa uma reivindicação histórica dos trabalhadores rurais

Trabalhadores rurais de 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro estiveram presentes em um evento promovido pela União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional nesta sexta-feira, dia 10 de junho, na unidade Grande Rio da CEASA. Durante o encontro, o secretário da pasta de desenvolvimento, deputado Felipe Peixoto, assinou um Termo de Permissão Gratuita do uso do Pavilhão 30 em favor da Unacoop, oficializando uma reivindicação histórica do movimento de agricultores familiares do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com Felipe Peixoto, esse ato simboliza a nova linha de atuação da CEASA voltada para o desenvolvimento de uma política de abastecimento efetiva com foco na agricultura familiar. “Para se ter o Estado forte, é preciso fortalecer o interior. A agricultura familiar é fundamental para esse trabalho. Enquanto eu for secretário não existe risco nenhum da agricultura familiar perder espaço. A CEASA foi pensada para isso. É fundamental que a empresa se posicione no objetivo de dar apoio a esses trabalhadores”, explicou Felipe Peixoto, que arrancou aplausos da platéia.

O encontro foi realizado no próprio pavilhão 30 que será destinado para a formação do agricultor familiar. O espaço será utilizado para o processamento dos alimentos, venda de produtos, além da motivação à participação dos programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Copanhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina que 30% da merenda escolar seja adquirida diretamente da agricultura familiar. O presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, explicou que a ideia da nova direção da CEASA é encarar a questão do abastecimento com foco prioritário na agricultura familiar. “Hoje é um dia emblemático para nós. O pavilhão 30 será um espaço de negócios, que vai trazer os governos municipais para comercializarem diretamente com os produtores da agricultura familiar”, salientou Brandão.

Bastante emocionada, a gerente geral da Unacoop, Margarete Carvalho Teixeira, agradeceu ao secretário e ao presidente da CEASA-RJ. Segundo ela, o dia de hoje será um marco para história da entidade. “A nova gestão da CEASA tem sido um presente para nós. Tanto o Felipe Peixoto, quanto o Leonardo Brandão estão totalmente alinhados com o pensamento da Unacoop”, definiu Margarete.

Também estiveram presentes ao evento o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio de Janeiro, Jaime Martins, o superintendente do INCRA, Gustavo Noronha, e o secretário municipal de Carapebus, Luiz Cesar Marins, além de representantes da FUNAI e de diversas associações e cooperativas da agricultura familiar.