Sábado 18 de Maio de 2024

Secretaria de Desenvolvimento Regional promove debate sobre setor da pesca na Festa do Peixe
Autor: Marcela Carvalho
22/06/2011 - 17:48
O Governo do Estado do Rio, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, apóia a Festa do Peixe de Angra dos Reis, que acontece dos dias 23 a 26 de junho

Na sexta-feira, 24, o secretário de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Botelho, visitarão o Projeto Cultivo Experimental do Bijupirá, na Praia de Jaconem, em Ilha Grande. Este projeto é uma iniciativa da Fiperj e tem apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Serão 152 mil reais em investimento em pesquisa e aquisição de equipamento, como a montagem de um laboratório.

Ainda neste dia, o engenheiro de pesca e técnico da Fiperj, Bruno Plastina, realizará uma palestra, às 19h30, cujo tema é “Panorama da Maricultura na Costa Verde e Atuação da Fiperj”.

Durante todo o feriado a Fiperj permanecerá na Festa do Peixe com um stand com vídeos sobre a pesca no Estado do Rio de Janeiro e também contará com técnicos que irão explicar os projetos do Instituto aos visitantes que solicitarem.Sobre a Festa do Peixe 2011.

Uma das atrações desta edição da Festa do Peixe será a venda de tilápias vivas nos caminhões que funcionam como uma peixaria móvel, equipados com carroceria frigorífica com galões de água e oxigenação para o transporte do peixe vivo. O objetivo é divulgar e baratear o consumo, além de incentivar a sua produção. Segundo a Subsecretaria de Agricultura de Angra dos Reis, hoje são aproximadamente 90 produtores de tilápias, produzindo aproximadamente 2.500kg por mês.

A maricultura é hoje uma das prioridades da Secretaria de Assuntos Econômicos, que já implantou dois laboratórios, um para vieira (molusco nobre, vendido por unidade e mais conhecido no mundo gastronômico como Coquiles Saint-Jacques) e outro para os peixes da espécie bijupirá. De acordo com o secretário de assuntos econômicos, Jorge Irineu Costa, “em Angra dos Reis, a produção média atual é de 18 toneladas por ano e na Festa do Peixe, esse produto pode ser saboreado no restaurante da Associação dos Maricultores da Baia de Ilha Grande - AMBIG”, diz Costa.

Pioneiro no cultivo do bijupirá, o município atualmente voltou a investir na reprodução do peixe em laboratório experimental. O bijupirá é um peixe macio, de carne branca e saborosa, que no futuro deverá estar nas mesas do consumidor ao invés do salmão chileno, e atualmente já está nos cardápios e é consumido em restaurantes locais (em filés e bolinho). Segundo o sub-secretário de agricultura, Marcos Aurélio Chagas, “hoje temos 50 unidades em Angra, todas com licenciamento ambiental e suporte técnico. A maricultura é uma alternativa ao modelo extrativista e seu cultivo permite um planejamento prévio dos investimentos, produção e comercialização, alem de preservar o meio ambiente”, conclui Chagas. O público vai poder observar os bijupirás (jovens e adultos) e as vieiras no aquário de 13 mil litros, que estará em exposição na Festa do Peixe e que será doado ao município após o evento.

A pesca artesanal também tem grande valor cultural para o Brasil. Dela nasceram e são preservadas até hoje diversas tradições, festas típicas, rituais, técnicas e artes de pesca, além de lendas do folclore brasileiro. O artesanato angrense terá um espaço ampliado para apresentar seus produtos feitos com materiais da região, como a fibra de bananeira, conchas e a famosa espinha do peixe Cavala, que pode ser transformada em imagem de Nossa Senhora da Conceição. A cadeia produtiva e a geração de renda para a comunidade têm todo o apoio da Prefeitura Municipal, que criou o Dia do Artesão, ratificando a importância da arte caiçara para os turistas.

SERVIÇO:

Festa do Peixe de Angra dos Reis

Dias 23 a 26 de junho de 2011, das 14h à 02h

Praça Zumbi dos Palmares, Centro, Angra dos Reis

www.festadopeixedeangra.com.br

PROGRAMAÇÃO:

DIA 23 DE JUNHO

18 Horas – Cerimonial de abertura com autoridades locais e convidadas, representantes do setor pesqueiro, pescadores, produtores, patrocinadores e apoiadores do Projeto.

A partir das 20 horas, shows musicais ao vivo com atrações locais

Atrações locais: Herculano e Trio e Grupo Lummys

DIA 24 DE JUNHO

10 horas – Visita ao Projeto Cultivo Experimental do Bijupirá - Praia de Jaconema - Ilha Grande