Domingo 28 de Abril de 2024

Autor: Jeline Rocha e Pamela Araújo
11/04/2014 - 14:37
Com entrada franca, mostra pode ser vista até 2 de maio

A Galeria de Arte La Salle inaugurou no último dia 2 a exposição “Arte e Sustentabilidade”, com criativas produções de 13 artesãos de Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Campos. Explorando a arte sustentável como caminho para a conscientização e educação ambiental, a mostra reúne dezenas de peças como colares, brincos, bolsas e cintos feitos de materiais reaproveitados como garrafa pet, fibra, papelão e barro. Com entrada franca, a exposição pode ser visitada até 2 de maio, de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h, na galeria que fica na Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa. Informações pelo telefone (21) 2199-6629.

A exposição é um dos desdobramentos do projeto Artesanato em Movimento, iniciado ano passado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Coordenado pela assistente Malu Tavares, o projeto visa recuperar e valorizar o artesanato de diversos municípios, com o cadastramento de artesãos de todo o estado. Com os retornos, o Artesanato em Movimento foi apresentado até na Feira do Lavradio, na Lapa, e em seis meses já cadastrou quase 500 artesãos de mais de dez associações, como Maricultores de Cabo Frio e Artesãos Caminho de Barro de Campos que participam da mostra, que conta ainda com dez artesãos independentes.

O evento encerrou a agenda de Felipe Peixoto como secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, cargo do qual foi exonerado no último dia 3 de abril, retornando à cadeira de deputado estadual na Alerj. Idealizador do projeto, ele abriu oficialmente a exposição e aproveitou para demonstrar seu carinho pela universidade.

- Saí daqui da Unilasalle para me tornar secretário, e volto para realizar um dos meus últimos eventos no cargo. Isso é muito especial para mim. Esta exposição, muito bem organizada pela curadora Angelina Rojas, é a prova de que podemos reaproveitar quase tudo. Eu mesmo faço a coleta seletiva na minha casa e não tem mistério. Depois que a gente começa, não consegue mais parar - afirmou Felipe Peixoto, destacando a necessidade de mais ações como esta para promover a conscientização ambiental em diversas esferas da sociedade.

Compareceram à cerimônia de abertura o reitor do Unilasalle-RJ, Irmão Ignácio Weschenfelder; o presidente da Fiperj, José Bonifácio Ferreira Novellino; o diretor emérito do La Salle Abel, Irmão Amadeu; a curadora da exposição, Angelina Rojas; e artesãos expositores. Durante seu discurso, Irmão Ignácio lembrou da importância da sustentabilidade e de cada um fazer a sua parte para mantermos a cidade limpa e preservarmos o planeta.

- Esta exposição mostra que é possível reutilizar grande parte de nossos resíduos. Devemos ter consciência de nossos atos e jogar o lixo no lixo. A situação está muito preocupante. Quando procuravam os destroços do avião da Malaysia Airlines, encontraram muito lixo no Oceano Índico. Isso é inaceitável - destacou o reitor.