Sábado 09 de Dezembro de 2023
Neste fim de semana (de 8 a 10/07) foi realizada a tradicional Festa de Itaipu, em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Sedrap), deu apoio à celebração, organizada pela colônia pesqueira local.
A festa contou com shows, barraquinhas de comidas típicas, intervenções culturais e recreação infantil com a intenção de resgatar a tradição das festas julinas e recebeu milhares de pessoas nos três dias de comemoração.
O stand da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, mostrou uma exposição de artesanato, um aquário com peixes ornamentais e outros que mostraram ao público todo o processo evolutivo das rãs.
“O apoio a uma festa tão querida do público é muito importante por parte da Fundação. É um momento interessante por podermos apresentar nossos projetos às pessoas, ainda mais sobre assuntos às vezes não tão conhecidos do grande público, como a ranicultura”, disse Marco Botelho, presidente da Fiperj, em referência ao trabalho realizado, por técnicos do Instituto, com as rãs.
A Fiperj também realizou um trabalho voltado para o público infantil, que aderiu muito bem à proposta. Com o tema “Conscientizando para conservar o ambiente marinho”, as crianças puderam se divertir e aprender com atividades como: “Pintura Lúdica Corporal”, com figuras de peixes; “Alimentando a Rede do Pescador”, “Vara de Pescar”, “Reconstruindo o Fundo do Mar”, dentre outras.
A Festa de Itaipu também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói e da subsecretaria de Estado de Governo da Região Metropolitana.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.