Sábado 18 de Maio de 2024

Unidade didática de Piscicultura é revitalizada em Cordeiro
Autor: Matheus Dames
15/07/2011 - 12:00
Esse é fruto de uma parceria entre a Fiperj e a Prefeitura

A Unidade Didática de Piscicultura de Cordeiro será reinaugurada neste sábado (16/07). Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, por meio da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), e a Prefeitura, a reforma da estação tem a finalidade de subsidiar os trabalhadores rurais familiares locais e fazer repovoamento dos rios da região.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, participará na cerimônia de reinauguração.

“Designamos técnicos da Fiperj para serem os responsáveis pela elaboração de um plano de negócios para o bom funcionamento da unidade. Queremos que a piscicultura de Cordeiro seja modelo para todo o Estado”, disse o secretário.

Na Unidade Didática será fomentada a reprodução das espécies tilápia, lambari e curimatã e, também, vão acontecer cursos de capacitação do manejo da produção, para melhoria dos resultados, além de inclusão digital e educação ambiental.

“Nossa ideia é promover o desenvolvimento sustentável para essa região, para que a reprodução dos peixes volte a acontecer naturalmente. Já fizemos uma reforma na infraestrutura da estação, mas outros investimentos ainda serão feitos para a plena atividade da Unidade”, explicou Marco Botelho, presidente da Fiperj.

A reinauguração da Unidade acontece no dia em que começa a tradicional Exposição Agropecuária de Cordeiro. Este ano, a festa completa a 90a edição com variadas atrações como shows, exposição de animais, concurso leiteiro, entre outras atividades. A festa, que tem entrada gratuita, vai até o dia 24 de julho, no Parque de Exposições Raul Veiga, que fica no centro da cidade.

Principal cartão postal de Cordeiro, que ganhou o codinome ‘Cidade Exposição’ justamente pela feira realizada em suas dependências, o Parque Raul Veiga está passando por uma ampla reforma. Por meio do programa Somando Forças, do governador Sérgio Cabral, foram liberados R$ 864.700,00 dos cofres do Estado e a Prefeitura de Cordeiro entrou com uma contrapartida de R$ 36.826,00, totalizando R$ 901.526,00. Estão sendo feitos serviços variados em diversos pontos do parque, como recuperação de pavilhões e banheiros públicos, bem como reforma total dos dormitórios de tratadores.

Programação de shows:

16/07 - Armandinho

17/07 - Inimigos da HP

18/07 - Toque no Altar

19/07 - Anjos de Resgate

20/07 - César Menotti e Fabiano

21/07 - Diogo Nogueira

22/07 - CPM 22

23/07 - Papas da Lígua

24/07 - Daniel

Sobre a Exposição Agropecuária de Cordeiro

A primeira exposição realizada em Cordeiro, com a denominação de Primeira Exposição Regional de Gado e Produtos Derivados, foi inaugurada em 04 de maio de 1921, pelo presidente da República Epitácio Pessoa. O intuito dos governantes foi aproveitar o crescimento da pecuária no interior do Estado do Rio de Janeiro para projetar um evento que marcasse época e servisse de vitrine para todo o país. Para que a feira se transformasse em realidade, o Governo do Estado viabilizou a instalação do parque de exposições.