Sexta-feira 17 de Maio de 2024

Em sua 4ª edição, Gastronomia do Mar supera expectativas, com record de público e de vendas em Niterói
Autor: Jeline Rocha e Ana Carolina Mascarenhas
04/11/2014 - 13:21
Festival reuniu cerca de 15 mil pessoas em atividades para todos os gostos e bolsos que criam raízes até em Copacabana

Com um movimento estimado em cerca de 15 mil pessoas, o IV Festival de Gastronomia do Mar não só superou as expectativas baseadas nas edições anteriores, como surpreendeu o público oferecendo novidades para todos os gostos e idades. Além do circuito gastronômico realizado de 23 a 31 de agosto envolvendo 70 restaurantes em Niterói e dez em Copacabana; de atividades lúdicas; e dos tradicionais palcos gourmets com workshops gratuitos (dois em Niterói e um no Rio) promovidos por chefs brasileiros e internacionais, o evento instituiu a Orla Gourmet em São Francisco, com direito à animação dos chamados Sombra. Por um dia, chefs trocaram as cozinhas pela calçada, servindo a R$ 15,00 porções caprichadas de comidinhas à base de camarões e outras espécies de pescado, com espumante a R$ 10,00.

A inovação foi repetida no encerramento em 31 de agosto, no Jardim Icaraí, fazendo, literalmente, a festa do público integrado por crianças, jovens, adultos e idosos. "Muitos restaurantes registraram um aumento de até 60% nas vendas, com o estoque de pescado zerado em alguns deles", comemora José Bonifácio, à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), que implantou o festival como forma de incentivar a inclusão do peixe na alimentação e de impulsionar o turismo e a economia. Afinal, o Rio de Janeiro é o 4º maior produtor de pescado do país.

Na programação do festival que atravessou a Baía em sua terceira edição, a Sedrap reserva um espaço especial para as crianças. São as ações lúdicas promovidas pela Gerência Ambiental da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, vinculada à secretaria), como confecção de peixinhos com material reciclável e até uma atriz estilizada em peixe. O objetivo é conscientizar a criançada sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivando ainda o consumo de pescado, rico em ômega 3, proteínas, cálcio e fósforo.

Público de outras cidades - A cada ano, o festival recebe mais e mais pessoas de cidades vizinhas. Um exemplo é o casal Lorena Navarro, de 27 anos, e o namorado Rafael Lima, de 25. No domingo, 31, eles saíram da Ilha do Governador para participar do evento em Niterói. Juntos, eles consumiram porções oferecidas em 11 dos 12 restaurantes do Jardim Icaraí presentes no circuito. “Muito legal este festival. Música, ambiente tranquilo, bonito e alegre, e ainda com direito a essas comidinhas que dão água na boca. E com esse preço bacana, é impossível resistir”, disse Lorena, que soube do Gastronomia do Mar pela imprensa.

A professora de História Valquíria Lino aproveitou todos os palcos gourmets (Mercado de Peixe, Copacabana e Jardim Icaraí) e era só elogios ao Gastronomia do Mar, principalmente em relação às receitas que continham um toque de sofisticação sem pesar no bolso.

- As pessoas pensam que gastronomia é algo rebuscado, mas os chefs ensinaram coisas muito simples. Aprendi receitas que servem a duas pessoas e posso fazer com até R$ 40,00. Achei maravilhoso o Olivier Cozan, com receitas excelentes para recebermos os amigos em casa. Além disso, a ideia de servir as porções a preços mais baratos foi ótima, e ainda com a facilidade de pagar com cartão, já que hoje quase não andamos com dinheiro - destacou Valquíria.