Sexta-feira 17 de Maio de 2024

Festival de Truta de Nova Friburgo agita Região Serrana até 30 de novembro
Autor: Jeline Rocha e Ana Carolina Mascarenhas
06/11/2014 - 11:25
Circuito gastronômico e temperaturas amenas são atrativos do evento do município que é o maior produtor da espécie em todo o estado

Uma dica para quem quiser fugir das altas temperaturas, e aproveitar noites com aquele clima sempre mais fresquinho de serra, é o 8º Festival de Truta de Nova Friburgo. Maior produtor fluminense da espécie, o município promove o tradicional circuito gastronômico, que este ano conta com 20 restaurantes oferecendo pratos especiais à base de truta, com custo médio de R$ 40,00. Realizado pela prefeitura e tendo apoio como o da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), o evento que começou no último dia 29 vai até o dia 30 desse mês, contando com 12 pousadas e já sendo avaliado como o melhor de todas as edições.

- Participei de todos os festivais, e sem dúvida esse está sendo o melhor deles. Logo na primeira semana registrei um aumento de 80% no movimento em relação ao mesmo período da edição do ano passado. O festival está superando todas as nossas expectativas - comemora a empresária Jane Valente, dona do restaurante Oca Maloca.

A Sedrap marcou presença especial na primeira semana do evento com um caminhão frigorífico para a comercialização direta da produção local, montando ainda um estande onde a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, um de seus órgãos vinculados) promoveu a exposição de trutas vivas em dois aquários e em um tanque-rede, levando ainda orientações ao produtor rural.

Há oito meses, o jornalista Fernando Moraes trocou a agitação da Barra da Tijuca pela tranquilidade de Friburgo. Participando do festival pela primeira vez, ele não só aprova a iniciativa como recomendou o evento aos amigos. “Sabia que o município é o maior produtor de truta do estado, mas ainda não tinha provado o peixe. Aproveitei o início do festival para visitar um dos restaurantes do circuito e experimentei um delicioso prato de truta com limão siciliano”, destaca Fernando.

Além da rede hoteleira e dos restaurantes, o festival tem a participação especial de oito lojas dos mais variados produtos, facilidades que permitem ao turista usufruir melhor o que a cidade tem a oferecer. Somente no primeiro fim de semana, foi registrada uma taxa de 70% de ocupação, com um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.