Quinta-feira 02 de Maio de 2024

Autor: Ascom
12/11/2014 - 09:27
Ação gratuita promovida pelo MDA beneficiou trabalhadoras rurais de Itaperuna

Trabalhadoras rurais de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, puderam colocar a documentação em dia, gratuitamente, por meio de mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) realizados nos últimos dias 6 e 7, na Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI), no bairro Cidade Nova. Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a ação que visa incentivar o acesso das mulheres às políticas públicas para igualdade de gênero contou, entre outros órgãos, com a participação da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

Com a equipe do Escritório Regional Noroeste Fluminense II, que tem sede em Itaperuna, a Fiperj levou orientação, atendimento e serviços gratuitos à comunidade. Em um estande, os extensionistas Aline Thomasi, André Medeiros, Lígia Bernadochi e Ramon Rego esclareceram dúvidas de pequenos produtores rurais e pescadores e auxiliaram na emissão de documentos importantes para esses profissionais, como a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que permite o acesso a linhas de créditos. Embora destinada especialmente às mulheres, a ação contemplou também homens.

Outras instituições envolvidas - Os mutirões foram coordenados por técnicos da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio de Janeiro e da Superintendência Regional do Incra, com a participação da Caixa Econômica Federal; Fundação Leão XIII; Instituto Nacional do Seguro Social; Departamento de Trânsito do Estado do Rio, e do Ministério do Trabalho e Emprego. A presença desses órgãos permitiu a emissão gratuita de documentos como carteiras de trabalho e da Previdência Social, identidade (RG) e CPF. Participaram ainda do evento o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA, com a emissão de carteiras de pesca) e a Prefeitura de Itaperuna, com atendimentos na área da saúde, palestras sobre prevenção aos cânceres de mama e próstata, e ainda cadastramento de beneficiários no Programa Bolsa Família.