Domingo 05 de Maio de 2024

Primeiro dia de seminário de aquicultura reúne mais de 100 participantes na Região Serrana
Autor: Ascom Fiperj e Ascom Sedrap
08/12/2014 - 18:54
Promovido pela Fiperj em parceria com Sebrae/RJ e MPA, evento vai até quarta, 10, em Nova Friburgo

Começou nesta segunda-feira, 8, o Seminário Estadual de Aquicultura Interior promovido pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) em parceria com o Sebrae/RJ e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Nova Friburgo, na Região Serrana. Só no primeiro dia, o evento, que vai até a próxima quarta-feira, 10, já reuniu mais de 100 participantes, entre produtores, técnicos e estudantes no Hotel Bucsky, localizado no distrito de Mury. Com objetivo de fomentar a piscicultura continental no interior do estado, o seminário vai abordar, durante três dias, assuntos como os processos legais para o exercício da atividade e políticas públicas de crédito para a área.

Para o aquicultor Celso Nunes Braga, de 53 anos, que há 20 cria tilápias para comercialização em Bom Jardim, a iniciativa é muito importante para os produtores porque além de adquirir conhecimento, eles têm a oportunidade de compartilhar experiências. “Busco, hoje, saber sobre as novas técnicas de manejo, apoio técnico e como colocar novos projetos em prática”.

Entre os resultados esperados com seminário estão a difusão de tecnologias para o fortalecimento da atividade aquícola, o aumento da competitividade dos negócios da aquicultura nos diversos segmentos da sua cadeia produtiva, divulgação de informações tecnológicas atualizadas, interação entre aquicultores, empresários, pesquisadores e órgãos governamentais, e introdução de uma visão empreendedora e empresarial do setor.

Compondo a mesa de abertura, o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj (vinculada à Sedrap – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), Augusto Pereira, destacou a importância do seminário para a troca de informações não apenas entre profissionais de municípios fluminenses, mas de outros estados. “Eventos como esse só engrandecem a atividade aquícola no estado do Rio. Vamos ter várias palestras, inclusive, de produtores mostrando a necessidade de se fazer o registro das propriedades, o controle ambiental, e análises visando o aumento da produção”, informou, agradecendo, em seguida, a participação de mais de 20 técnicos da Fiperj dos escritórios da Região Serrana (Nova Friburgo), Metropolitano II (Duque de Caxias) e Costa Verde (Angra dos Reis) no seminário.

A Fiperj marca presença durante todo o evento com contribuições em palestras e mesas-redondas, em que apresentará suas ações para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Piscicultura de Corte e sua atuação na Piscicultura Ornamental.

Inscrições - A inscrição custa R$ 30 para estudantes e associados do setor, e R$ 50 para os demais participantes. A programação completa está no site www.fiperj.rj.gov.br, onde os interessados também encontram a ficha de inscrição, que deve ser encaminhada para o e-mail marciamoreira@rj.sebrae.com.br, com o comprovante de depósito feito na conta do Sebrae/RJ Nova Friburgo (Banco do Brasil: agência 1769-8 e conta corrente 8643-6) de forma identificada com CPF ou CNPJ. Mais informações no site www.sebraerj.com.br ou através do telefone (22) 2523-6908.

O seminário também conta com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, da Associação dos Aquicultores Ornamentais do Estado do Rio de Janeiro (AquoRio) e da Associação de Truticultores de Nova Friburgo (ATNF).