Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Gestão das águas do Leste da Guanabara é tema de seminário nesta quarta, 11, na Sedrap
Autor: Jeline Rocha
10/03/2015 - 10:11
Com inscrições gratuitas, evento visa discutir ações para a questão hídrica de oito municípios da região

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) sedia nesta quarta-feira, dia 11, o Seminário de Gestão das Águas do Leste da Guanabara. Promovido pelo Subcomitê Leste da Baía de Guanabara (que tem a Sedrap entre os integrantes), o evento visa discutir temas fundamentais para o planejamento de ações estratégicas voltadas à questão hídrica de oito municípios: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Rio Bonito, Magé e Cachoeiras de Macacu. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail seminariodegestaodeaguas@gmail.com. Mais informações no Facebook do Subcomitê Leste do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara (CBH-BG).

Com representantes de diversos órgãos públicos, usuários da água e sociedade civil, o seminário vai das 9h30 às 17h no auditório Prefeito João Sampaio, na sede da Sedrap (Praça Fonseca Ramos, s/nº, na sobreloja da Rodoviária de Niterói, Centro), com seis palestras e uma mesa-redonda. O resultado será reunido em um documento que servirá de base para a construção de oficinas de planejamento que subsidiarão diretrizes para o Plano de Bacia Integrado da Baía de Guanabara.

Programação:

9h30 - Abertura

10h - Histórico do CBH-BG: A Importância dos Comitês das Bacias no Contexto da Política Nacional de Resíduos Hídricos (Dora Negreiros, Instituto Baía de Guanabara)

11h - Gestão de Abastecimento de Água da Região Leste da Baía de Guabanara (Sérgio Pinheiro, Cedae/Abes-RJ)

12h - Intervalo

13h30 - Aspectos Legais de Uso e Reúso de Água (Rogério Rocco - ICMBio)

14h10 - Controle de Perdas (Fábio Coelho - Águas de Niterói)

15h - A Importância da Manutenção de Unidades de Conservação: 30 anos da APA-Guapimirim (Mauricio Muniz – APA-Guapimirim)

15h40 - Intervalo

16h - O Estado da Arte do Saneamento Ambiental da Região (Eloisa Torres - PSAM/SEA)

16h40 - Mesa-Redonda - Produtores de Água: Instrumentos e Incentivos para a Gestão Hídrica
- Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Revegetação de Bacias Hidrográficas (Luiz Fernando Moraes - Embrapa)