Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Gestão das águas do Leste da Guanabara foi tema de seminário na Sedrap
Autor: Pamela Araujo
16/03/2015 - 18:30
Evento reuniu quase 100 pessoas em debates sobre ações voltadas à questão hídrica em oito municípios da região

Com foco no planejamento de ações estratégicas voltadas à questão hídrica de oito municípios fluminenses (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Rio Bonito, Magé e Cachoeiras de Macacu), o Seminário de Gestão das Águas do Leste da Guanabara reuniu cerca de 100 pessoas na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), no Centro de Niterói. Realizado na última quarta-feira, dia 11, pelo Subcomitê Leste da Baía de Guanabara (onde a Sedrap é representada pela bióloga e educadora ambiental Úrsula Hallais), o evento tratou de temas fundamentais para a melhoria da qualidade das águas na região.

Com seis palestras e uma mesa-redonda, o seminário contou com representantes de diversos órgãos públicos, usuários da água e sociedade civil e terá o resultado reunido em um documento a servir de base para a construção de oficinas de planejamento que subsidiarão diretrizes para o Plano de Bacia Integrado da Baía de Guanabara.

Participaram da mesa de abertura do evento o embaixador do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho; o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Daniel Marques; o subsecretário de Pesca da Sedrap, Renato Bravo; o chefe de gabinete da Fiperj, Benito Igreja, representando o presidente da instituição, Essiomar Gomes; Diône Castro, representando o vice-prefeito Axel Grael; o secretário de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu, Loir Gonçalves de Lima; o presidente da Representação Regional da Firjan Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano Alves; e o secretário executivo do Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, Alexandre Braga.

Coordenando o Subcomitê que integra o Comitê de Bacia da Baía de Guanabara (CBH-BG), a subsecretária do Meio Ambiente de Niterói, a geógrafa Amanda Jevaux, explica que, além de traçar diretrizes sobre a questão hídrica na região, o evento foi mais uma forma de divulgar o trabalho do subcomitê para a sociedade. “Muitos ainda desconhecem a existência e a importância dos comitês de bacias na definição de ações para a melhoria de nossos recursos, e a participação de todos é fundamental para verificarmos quais as reais necessidades de cada município”, disse.

O subsecretário de Pesca Renato Bravo destacou a relevância do debate.

- A água é um bem fundamental para todos. Por isso, é muito importante que a sociedade civil, o governo e as empresas do setor como as concessionárias de abastecimento estejam juntos, envolvidos na busca de melhorias para nossa atual situação hídrica. A Sedrap se orgulha em ceder espaço para eventos desse tipo, essenciais para o desenvolvimento da região - afirmou Bravo.

Nas palestras foram abordados temas voltados para a importância dos Comitês de Bacias no contexto da Política Nacional de Recursos Hídricos; gestão de abastecimento na região; aspectos legais de uso e reúso de água; manutenção de unidades de conservação, como a APA de Guapamirim; e o saneamento ambiental. Já a mesa-redonda serviu para discutir os instrumentos e incentivos à gestão hídrica, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a revegetação de bacias hidrográficas, o uso adequado do solo e o fornecimento de serviços ambientais.