Sexta-feira 03 de Maio de 2024

Presidente da Fiperj percorre unidades do Norte Fluminense
Autor: Jeline Rocha e Pamela Araujo
17/03/2015 - 18:30
Ação visa interação com profissionais da pesca e começa nesta quarta, 18, em Campos, terminando na quinta, 19, em Macaé

Em continuidade às visitas de conhecimento da estrutura da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e de interação com o setor, o presidente Essiomar Gomes vai percorrer nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, unidades da instituição na região Norte Fluminense. A ação começa na quarta, 18, por Campos dos Goytacazes, onde funciona o Escritório Regional Norte Fluminense I (que assiste a cinco municípios), e termina na quinta, 19, no Escritório Regional Norte Fluminense II, com sede em Macaé e atuando em outras cinco cidades. Nos dois dias, haverá encontros com pescadores para a discussão de temas como a seca que tem afetado o trabalho desses profissionais na região.

A ação de interação já passou por quatro outros escritórios da Fiperj e é definida pelo presidente como “fundamental” para que possa melhor definir as estratégias de sua gestão.

- Estamos conhecendo de perto o trabalho da Fiperj e ouvindo profissionais do segmento para definir nossas futuras ações e reforçar outras já experimentadas nesses dois meses - afirma Essiomar, que assumiu o cargo em 16 de janeiro e já conheceu unidades da Costa Verde, Região Serrana e Metropolitana.

Campos - Acompanhado do biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj (órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, a Sedrap), Essiomar abre a agenda no Norte Fluminense às 9h desta quarta, dia 18, com visita à Lagoa do Campelo afetada pela seca, onde se encontrará com o presidente da Associação dos Pescadores Artesanais da Lagoa do Campelo, Amaro Flor, e pescadores locais. Foram convidados ainda representantes de outras cinco associações de pescadores artesanais (Coroa Grande, Rio Paraíba do Sul, Parque Prazeres, Lagoa de Cima e Lagoa Feia) e da Colônia Z-19, do Farol de São Tomé, em Campos. Às 15h, haverá reunião com o setor pesqueiro na Reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense, a Uenf, na Avenida Alberto Lamego, 2000, Parque Califórnia. Em pauta estão a apresentação do presidente, a atuação da Fiperj na região e a situação da seca.

Macaé - Na quarta-feira, dia 19, Essiomar se reúne às 10h com representantes do setor pesqueiro na Subsecretaria de Pesca de Macaé, na rua Doutor Télio Barreto, 28, no Centro da cidade. São aguardados neste evento o prefeito de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior; a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva; o presidente da Associação Mista dos Pescadores Artesanais de Macaé, Sergio dos Santos Pinto Junior; e o presidente da Colônia de Pescadores Z-3, Marcelo Pereira.