Sexta-feira 17 de Maio de 2024

Fiperj realiza curso gratuito de beneficiamento do pescado em Cabo Frio
Autor: Ascom Fiperj
15/06/2015 - 16:29
Em parceria com a Repsol, capacitação acontecerá a partir desta terça, 16, com duração de três dias

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) realiza a partir desta terça-feira, dia 16, mais um curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado, desta vez na cidade de Cabo Frio, nas Baixadas Litorâneas. Fruto de mais uma parceria com a empresa Repsol Sinopec Brasil, a ação vai capacitar cerca de 20 pessoas, entre pescadores, pessoas ligadas ao setor e cozinheiros de restaurantes de frutos do mar. O primeiro dia contará com uma palestra, às 14h, na Plataforma Educativa da Repsol, que já está na Praça da Igualdade s/nº, no bairro Portinho. Os outros dois dias (das 9h às 17h e das 9h às 14h, respectivamente) serão de conteúdo prático, na pousada Portinho’s Hostel, que fica na Avenida Henrique Terra, nº 20. Todas as vagas já foram preenchidas.

Ministrado pelo médico veterinário Luis Bernabe Castillo, que é chefe do Escritório Regional Norte Fluminense I da Fiperj (com sede em Campos dos Goytacazes), a capacitação tem o objetivo de minimizar o desperdício, ensinando novas tecnologias de beneficiamento, manipulação e conservação do pescado. Além disso, visa estimular o aproveitamento de espécies de menor importância comercial, agregando valor ao transformá-las em produtos mais elaborados (como linguiça, fishburguer, nuggets, quibe, entre outras criações).Também participarão técnicos do Escritório Regional das Baixadas Litorâneas, sediado em Cabo Frio.

Plataforma Educativa - A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, que visa levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras. Em uma unidade móvel, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender até 25 alunos por turma, são oferecidos cursos e palestras voltados para o segmento do pescado. A plataforma conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).

Serviço:
Dia: 16/06
Horário: 14h
Local: Plataforma Educativa Repsol Sinopec, localizada na Praça da Igualdade s/nº, Portinho (próximo à ponte Feliciano Sodré).

Dias: 17 e 18/06
Horário: das 9h às 17h e das 9h às 14h
Local: Portinho’s Hostel, na Avenida Henrique Terra, nº 20 - Portinho - Cabo Frio.