Quinta-feira 02 de Maio de 2024

Fiperj capacita pescadores das Baixadas Litorâneas
Autor: Ascom Fiperj
23/06/2015 - 10:36
Em parceria com a Repsol, curso gratuito de beneficiamento do pescado contou com cerca de 20 pessoas, em Cabo Frio

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) capacitou, na última semana, cerca de 20 pessoas, entre pescadores, associados de cooperativas e técnicos da Fiperj, em mais um curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado. A ação é fruto da parceria com a empresa Repsol Sinopec Brasil, e aconteceu em Cabo Frio, na região das Baixadas Litorâneas, com duração de três dias. Com o objetivo de minimizar o desperdício por meio de novas tecnologias de beneficiamento, manipulação e conservação do pescado, o curso visa ainda agregar valor a espécies de menor importância comercial, transformando-as em produtos mais elaborados, como linguiça, fishburguer, nuggets, quibe, entre outras criações.

A pescadora Janaína da Silva, de 43 anos, da cooperativa Mulheres Nativas de Arraial do Cabo, foi uma das contempladas e elogiou a iniciativa, ressaltando a importância da capacitação para o grupo do qual faz parte, formado por pescadoras e produtoras rurais.

- Tudo o que aprendemos nas aulas vai ser bem proveitoso no nosso trabalho, ainda mais que nossa cooperativa está na fase inicial. A Fiperj, inclusive, está nos ajudando na parte da legalização - afirma a pescadora.

Ministrada pelos médicos veterinários Luis Bernabe Castillo, que é chefe do Escritório Regional Norte Fluminense I da Fiperj (com sede em Campos dos Goytacazes), e Carlos Eduardo Guimarães Filho, que compõe a equipe de extensionistas da instituição, a capacitação contou com uma palestra no primeiro dia, 16, na Plataforma Educativa da Repsol, e com conteúdo prático nos dias seguintes, 17 e 18, no Portinho’s Hostel, finalizando com a preparação dos produtos e degustação. Também participaram técnicos do Escritório Regional das Baixadas Litorâneas, sediado em Cabo Frio.

Plataforma Educativa - A Plataforma Educativa Repsol é um programa itinerante da companhia Repsol Sinopec Brasil, que visa levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional a comunidades costeiras. Em uma unidade móvel, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender até 25 alunos por turma, são oferecidos cursos e palestras voltados para o segmento do pescado. A plataforma conta com o apoio de uma rede de parceiros que ministra cursos pelo estado, como a Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).