Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Governo do Estado participa de festas em comemoração ao Dia do Pescador
Autor: Ascom Fiperj
30/06/2015 - 16:25
Data foi marcada por homenagens a São Pedro, em Niterói e no Rio, inauguração de Mercado de Peixes, em Macaé, e almoço temático em Angra

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) marcou presença em diversas festas em comemoração ao Dia do Pescador: 29 de junho. Em Niterói, na Região Metropolitana, a data teve homenagens a São Pedro, santo padroeiro desses trabalhadores, na tradicional Festa de Jurujuba, que reuniu centenas de fiéis em missa campal, seguida de procissão marítima. No Rio, as festividades aconteceram na Colônia de Pescadores Z-13 (Copacabana) e na sua capatazia, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Já em Angra e Macaé, foram antecipadas para domingo, dia 28. No primeiro município, a data foi lembrada com um almoço temático, e no segundo, com a inauguração de Mercado de Peixes.

Em Jurujuba, a instituição foi representada pela coordenadora de Pesca, a bióloga Marina Bez. Também prestigiaram o evento o subsecretário de Estado de Pesca, Renato Bravo, e Attílio Guglielmo, da Coordenadoria de Planos Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (a Sedrap, que tem a Fiperj em sua estrutura). A celebração contou ainda com o prefeito Rodrigo Neves e o vice-prefeito Axel Grael, entre outras autoridades municipais.

Na capital, as comemorações da Colônia Z-13 e da sua capatazia culminaram em duas missas, uma às 17h na Lagoa e outra às 18h em Copacabana. Na última, estiveram presentes o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, e técnicos da Fundação.

Angra dos Reis - Antecipada para domingo, a homenagem aos pescadores de Angra dos Reis, na Costa Verde, aconteceu na sede da Propescar (cooperativa de produtores do município). Realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Pesca e Aquicultura, a festa, em seu terceiro ano consecutivo, reuniu cerca de 200 pessoas. Diversos profissionais foram homenageados, e foi servido um almoço temático - que, como não poderia deixar de ser, teve o pescado como ingrediente principal.

Representando a Fiperj na ocasião, o diretor de Administração e Finanças da instituição, Jorge Irineu da Costa, acompanhou os festejos ao lado da prefeita Conceição Rabha, do secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, do presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Marco Aurélio Vargas, e de dezenas de pescadores angrenses e seus familiares.

Macaé - Ainda no domingo, o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, prestigiou a inauguração do Mercado Municipal de Peixe Romualdo Santiago Soto, em Macaé. O prédio substituirá o imóvel do tradicional Mercado de Peixes da cidade - após um século (1914-2015) de sua construção. Com acessibilidade para deficientes físicos e visuais, o novo espaço possui cerca de mil metros quadrados, 60 bancas para comercialização do pescado, área para processamento, centro administrativo (no andar superior), setores de controle de qualidade e inspeção, e de dados e estatísticas (com o apoio da Fiperj); e sistema de reúso de água.

Inaugurada pelo prefeito Aluízio dos Santos Júnior, a edificação chamou atenção pela excelência no padrão de qualidade de suas instalações. Visando o desenvolvimento econômico e social do município, além da pesca, o novo mercado tem finalidades turísticas, contando com uma praça, onde, após o descerramento da placa, houve apresentação musical.

Representando o Governo do Estado, Essiomar Gomes conferiu a inauguração ao lado do diretor de Pesquisa e Produção e da coordenadora de Extensão da Fiperj, Augusto Pereira e Maria de Fátima Valentim, respectivamente, entre outros servidores da Fundação; além de Attílio Guglielmo, da Sedrap.

- O dinheiro do pescado fica no comércio local e desenvolve a cidade. Outra vantagem do setor é que o peixe é um alimento saudável, o que beneficia a todos. Sem dúvida, essa inauguração representa um marco para a pesca fluminense. Parabéns a toda população de Macaé pela conquista e especialmente aos pescadores - disse Essiomar.

Também participaram do evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães; a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva; entre outros.