Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Produção de tilápia inspira evento gastronômico em Barra do Piraí, no Vale do Café
Autor: Ascom Fiperj
27/08/2015 - 11:20
1º Tilápia Gourmet de Ipiabas já tem atrações a partir desta quinta-feira, 27, com oficinas do Senac

A tilápia, peixe de alto valor nutricional, é a estrela do primeiro evento gastronômico promovido pelo Governo do Estado no distrito de Ipiabas, em Barra do Piraí, na Região do Vale do Café. Elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), por meio da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), o 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas acontece oficialmente entre os dias 28 e 30 de agosto. Mas a partir desta quinta-feira, 27, o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac Rio), parceiro na ação, já promove oficinas gastronômicas para o público em geral em um Food Truck, localizado na praça de Ipiabas. Duas oficinas abrem os trabalhos, a de “Quibe de tilápia”, às 15h, e de “Tilápia com infusão de alecrim e espaguetes de legumes”, às 18h.

O evento visa estimular a produção e o consumo da tilápia, além de fomentar o turismo local com a instituição de um Polo Gastronômico, contribuindo para o desenvolvimento regional. Para animar ainda mais o distrito, a prefeitura vai oferecer dois shows do projeto “Ipiabas! Na Trilha do Rock!”. Na sexta-feira, às 21h, haverá o show acústico da banda Uns e Outros, e no sábado, às 22h, será a vez do cover oficial do Capital Inicial, com um tributo a Legião Urbana.

Atrações - Paralelamente ao festival gastronômico que acontece em 11 estabelecimentos participantes, o evento terá o “Espaço Gourmet”, uma tenda onde serão realizadas, de sexta a domingo, na praça de Ipiabas, palestras de renomados chefes de cozinha, com a preparação de pratos especiais. No espaço, acontecerão também workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” ministrados por técnicos da Fiperj, nos quais o público aprenderá a fazer almôndegas, bolinhos, quibe, ceviche, patê, salada, tudo com o pescado. Vale ressaltar que no domingo, as atividades serão direcionadas para o público infantil. Mais sobre a programação em www.facebook.com/tilapiagourmetdeipiabas.

Parceria - Idealizada pela Fundação, vinculada à Sedrap, a iniciativa tem como parceiros o Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio (Senac Rio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Prefeitura de Barra do Piraí, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), e Sindicato do Comércio Varejista de Barra do Piraí (Sicomércio).

Espaço interativo - Durante todos os dias de evento, a partir das 10h, na estrutura montada na Praça de Ipiabas, técnicos da Fiperj vão orientar visitantes, incluindo alunos de escolas públicas, sobre o processo de criação da tilápia. O espaço contará com aquários com exemplares da espécie em diversas fases do seu ciclo de vida e equipamentos usados na atividade (viveiros escavados e tanques rede); distribuição de folders e receitas. A equipe vai ensinar também como escolher o peixe fresco e alertar sobre os benefícios do consumo desse alimento, que possui baixo teor de gordura e menos calorias (se comparado a outros tipos de carne); é fonte de vitaminas A, B e D, cálcio, fósforo e outros minerais importantes para o fortalecimento dos ossos; e é rico em ômega 3, que faz bem às artérias e ao cérebro.

Haverá ainda estande destinado ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Sedrap, com a exposição de peças confeccionadas a partir do couro da tilápia; e outro com orientações sobre o programa Banco de Alimentos da Ceasa-RJ (também vinculada à pasta); além de espaços destinados aos parceiros.

Chefes de cozinha - À noite é a vez de conceituados chefs cuisiniers subirem ao palco do Espaço Gourmet. Organizadas pelos chefes Letícia Vilardo e Pierre Landry, para a apresentação de oficinas gastronômicas tendo a tilápia como ingrediente principal. Um dos maiores expoentes da cozinha oriental no Brasil, o japonês Nao Hara ensinará, no dia 28, técnicas para a elaboração de pratos com o peixe. Já no dia seguinte, o francês David Mansaud, representante do grande chef Alain Ducasse no país, revelará os segredos da alta gastronomia na preparação de receitas consagradas à base do pescado.

Fechando o ciclo de oficinas, no domingo, pela manhã, as chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie.

Os chefes serão ainda os jurados do concurso gastronômico que vai eleger, na sexta-feira, os melhores pratos à base de tilápia dos restaurantes participantes.

Estímulo à produção - Com recursos hídricos abundantes e temperatura média da água ideal para o cultivo de peixes, o distrito de Ipiabas possui forte potencial aquícola. Atualmente, a Fiperj presta assistência técnica a 7 produtores locais, que produzem mais de 15 toneladas/mês de tilápia. O evento gastronômico é uma das formas de estímulo à produção prevista no projeto de fomento à piscicultura (criação de peixes) já iniciado pela Fiperj na localidade. O objetivo é incentivar a expansão das atuais propriedades e o surgimento de novas.

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA:

Dia 28/08 (sexta-feira)
Início do festival gastronômico com pratos especiais à base de tilápia nos restaurantes participantes.

A partir das 10h - Na praça de Ipiabas:
Workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:
10h30 às 11h30 - Almôndega de tilápia
14h às 15h - Quibe de tilápia
16h às 17h - Patê de tilápia

Oficinas do Senac no Food Truck - Chef Júlio Sérgio:
10h - Hambúguer de tilápia
15h - Ceviche de tilápia
18h - Dueto de tilápia

19h - Abertura oficial do evento, no Espaço Gourmet, com a primeira das oficinas gastronômicas organizadas pelos chefs Letícia Vilardo e Chef Pierre Landry.
Chef convidado: o japonês Nao Hara, que apresentará técnicas orientais na elaboração de dois surpreendentes pratos: Sashimi de tilápia ao molho thai, e Filé de tilápia em crosta de tomate com musseline de baroa defumada e pesto de couve.
Demonstração técnica e degustação.

21h - Ipiabas! Na Trilha do Rock! - Show da banda “Uns e Outros”, na praça de Ipiabas

Dia 29/08 (sábado)

Workshops de “Processamento Artesanal da Tilápia” no Espaço Gourmet:
10h30 às 11h30 - Bolinhos de tilápia
14h às 15h - Ceviche de tilápia
16h às 17h - Salada de tilápia

Oficinas do Senac no Food Truck - Chef Júlio Sérgio:
10h - Moqueca de tilápia no leite de maracujá
15h - Coxinha de tilápia
18h - Tilápia cítrica com kecap de vinho do porto

19h - Oficina gastronômica
Chef convidado: o francês David Mansaud, que apresentará técnicas e segredos da alta gastronomia na preparação de duas receitas consagradas: Tilápia rôti ao limão siciliano e quinoa com legumes crocantes, e Pavê de tilápia incrustado de azeitonas, étuvé de legumes ao molho mediterrannée.
Demonstração técnica e degustação.

Concurso gastronômico - Premiação dos melhores pratos à base de tilápia desenvolvidos pelos restaurantes participantes, tendo como jurados os chefs Nao Hara, David Mansaud, Flávia Cambraia, Pierre Landry e Letícia Vilardo.

22h - Ipiabas! Na Trilha do Rock! - Show do cover oficial do Capital Inicial, com tributo a Legião Urbana, na praça de Ipiabas

Dia 30/08 (domingo)
Das 9h às 12h - Atividades educativas para crianças. As chefs patissiers Flávia Cambraia e Giulia Di Biase farão uma oficina de doces voltada para o público infantil e para os amantes da pâtisserie.
Receitas: cupcakes, biscoitos decorados, copos e pirulitos de chocolate.
Demonstração técnica e degustação.

Oficinas do Senac no Food Truck - Chef Júlio Sérgio:
11h - Filé de tilápia à delícia
16h - Filé de tilápia com crosta de ervas sobre musseline de baroa

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741