Domingo 05 de Maio de 2024

Sedrap participa de ação social em escola da Faetec, em Niterói
Autor: Ascom Fiperj
19/10/2015 - 11:21
Aberto à comunidade, "Formando Cidadão" acontecerá na próxima terça-feira, 20, das 9h às 16h

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) vai participar da ação social “Formando Cidadão”, nesta terça-feira, 20, das 9h às 16h, na Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL), unidade da Faetec localizada na Rua Guimarães Júnior, 182, no Barreto, em Niterói. Durante todo o dia, técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à pasta, prestarão orientações sobre a cadeia produtiva da pesca e aquicultura (cultivo de peixes, rãs, ostras, camarões, entre outros organismos aquáticos). A ação é aberta à comunidade.

A Sedrap vai divulgar ainda alguns dos seus programas, como o Saúde do Pescador - em parceria com a Fiperj -, que tem como objetivo informar esses profissionais sobre os principais problemas de saúde decorrentes da atividade, como o câncer de pele, por causa da alta exposição ao sol; o Banco de Alimentos, da Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), outra vinculada à pasta, um projeto de combate ao desperdício e à fome, que beneficia instituições sociais de todo o estado com a doação de frutas, legumes e verduras; e o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, que visa o fortalecimento desse segmento para a geração de trabalho e renda, dentre outros benefícios.

Ação diversificada - A ação social terá a participação de várias entidades e empresas prestando diversos serviços gratuitos para a população. Na área da saúde, a Unidade Básica de Saúde Dr. João da Silva Vizella vai orientar sobre saúde bucal e realizar teste rápido de HIV em maiores de 18 anos, e o Módulo Médico de Família Marítimos fará teste de glicose, aferição de pressão arterial, e vai abordar a prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, distribuindo preservativos. Já a Cruz Vermelha prestará orientações sobre primeiros socorros e atendimento em desastres, e a Fundacentro sobre saúde e segurança do trabalhador. No ramo do Direito, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Niterói vai oferecer consultas jurídicas, e a Previdência Social, informações sobre direitos do trabalhador, aposentadoria e benefícios. Participarão ainda a Ampla, com o projeto “Consciência Ampla” (o consumidor precisa levar a conta de luz); o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); o Sesc Niterói, que promete animar os visitantes com atividades culturais, esporte e apresentação circense; o Projeto Uçá de educação ambiental, da ONG Guardiões do Mar; o Rotary Clube Ingá, com oficinas de beleza (corte de cabelo e maquiagem); a Associação dos Amigos da Mama (Adama), orientando sobre o câncer de mama; e a Fundação Leão XIII, com isenção de pagamento de taxas cartoriais para quem precisar tirar a segunda via de documentos.

Serviço:
Evento: Ação social “Formando Cidadão”
Data: 20 de outubro de 2015
Local: Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL) - Faetec
Endereço: Rua Guimarães Júnior, 182, Barreto, Niterói - RJ.