Segunda-feira 06 de Maio de 2024

Programa do Governo do Rio beneficia maricultores da Baía da Ilha Grande
Autor: Ascom Fiperj
21/10/2015 - 11:56
Balsa foi adquirida por meio do Somando Forças e visa fortalecer a produção de vieiras

O Governo do Estado do Rio de Janeiro acaba de beneficiar maricultores da Baía da Ilha Grande, na Costa Verde, com uma balsa que visa fortalecer a produção de vieiras (espécie de molusco com duas conchas, como a ostra, bastante apreciado na gastronomia). Adquirida por meio do Programa Somando Forças ao custo de R$ 230 mil, a embarcação foi entregue, na última semana, na Praia do Bananal, à Associação de Maricultores da Baía da Ilha (Ambig), que conta com 14 associados. Com o bote e a picape entregues no início deste mês ao Escritório Regional da Fiperj, através de convênio com o Governo Federal, ultrapassam R$ 500 mil os investimentos no setor da pesca e aquicultura na Costa Verde.

A aquisição é resultado da interação da associação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e sua vinculada, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que discutiram a necessidade de um equipamento que pudesse mecanizar algumas etapas da produção, facilitando o trabalho dos maricultores. Em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis, a proposta de compra da balsa foi submetida ao programa Somando Forças.

Segundo o presidente da Ambig, Carlos Kazuo, atualmente, cerca de dois milhões de vieiras crescem nas águas da baía, o que já representa um recorde de produção, e com a chegada da balsa, a expectativa é de que esse número possa dobrar.

- O próximo passo é a elaboração de um plano de trabalho, que vai estabelecer as regras de uso da embarcação, para começarmos a usá-la. Todos estão bastante ansiosos para que isso aconteça logo - constata Kazuo.

Segundo ele, a embarcação vai melhorar, e muito, a vida desses trabalhadores, já que dentre as tecnologias que possui está um guincho para retirada, da água, das gaiolas ou lanternas (onde são acondicionadas as vieiras para cultivo) que pesam cerca de 30 a 40 kg, dispensando assim o esforço de dois homens. Com 4 metros de largura, a balsa facilitará ainda a entrada nas linhas de produção, que tem 5 metros de distância umas das outras. Outro benefício é que ela é equipada com uma calha com bomba, favorecendo o manejo.

- De três em três meses, precisamos retirar as vieiras da água para limpar a tela das gaiolas e selecioná-las de acordo com o tamanho. Retiramos aquelas com tamanho comercial e remanejamos as demais. Antes, esse trabalho precisava ser feito muito rápido porque senão os animais acabavam morrendo por serem muito sensíveis. Agora elas podem ficar na calha, com a água circulando, enquanto fazemos cuidadosamente o manejo - explica.

Para Essiomar Gomes, presidente da Fiperj, trata-se de uma conquista para o setor, que além de beneficiar esses profissionais, vai ter reflexos positivos na economia fluminense.

- Ao fortalecer a produção, fomentamos também a economia, gerando emprego e renda. A maricultura é um segmento que, na contramão da crise, ainda tem muito potencial para crescer. A Fiperj trabalha para isso. Nossos técnicos estão sempre à disposição para orientar os maricultores, e nesse caso auxiliar para que o equipamento possa ser utilizado da melhor forma possível, contribuindo para desenvolvimento sustentável do setor - comentou.

Participaram da entrega o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, que atuou diretamente no processo de aquisição da balsa à época em que esteve à frente da Sedrap, e Marco Botelho, então subsecretário de Estado de Pesca. Compareceram ainda os diretores da Fundação, Augusto Pereira (Pesquisa e Produção) e Jorge Irineu (Administração e Finanças); o atual subsecretário estadual de Pesca, Valdecir Ramiro; a prefeita de Angra, Conceição Rabha; o secretário municipal de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, entre outros.

Bote e picape - Este mês, a região da Costa Verde também foi contemplada com uma picape 4x4 e uma embarcação, entregues ao Escritório Regional da Fiperj (com sede em Angra e que atende ainda outras quatro cidades: Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Paraty), durante a abertura da 11ª edição da feira Costa Verde Negócios, no dia 8. Adquiridos por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os equipamentos, que juntos somam cerca de R$ 300 mil, ampliarão a assistência técnica a agricultores familiares, aquicultores, marisqueiras e comunidades tradicionais locais.

- Trata-se de uma grande conquista para a instituição, que com a embarcação terá mais autonomia para atender os pescadores e maricultores da Baía da Ilha Grande - explica o diretor de Pesquisa e Produção, Augusto Pereira.