Domingo 19 de Maio de 2024

Polo Gastronômico do Vale do Café é instituído em Barra do Piraí
Autor: Ascom Fiperj
27/10/2015 - 16:05
Medida é desdobramento do 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas, evento promovido pelo Governo do Estado em agosto deste ano

Donos de hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Ipiabas têm motivos para comemorar. Foi instituído, no último mês, o Polo Gastronômico do Vale do Café no distrito, que faz parte do município de Barra do Piraí. A lei nº 2599, sancionada pelo prefeito Maercio Fernando Oliveira de Almeida, autoriza a criação e implantação do Polo na localidade. O projeto de lei é de autoria do vereador Joel de Freitas Tinoco, e foi inspirado pelo 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas, evento realizado no último fim de semana de agosto pelo Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à pasta.

O Polo tem por objetivos explorar as atividades gastronômicas, culturais e turísticas, seguindo as normas de planejamento urbano, segurança e trânsito locais; colaborar na formulação de diretrizes visando o desenvolvimento turístico de Ipiabas; promover o desenvolvimento sustentável da atividade econômica já instalada; atrair novos investimentos dentro do perfil vocacional do distrito e apoiar instalações de restaurantes com diferentes especialidades culinárias; otimizar o uso coletivo de estacionamentos, bem como ampliar a oferta de vagas; realizar campanhas publicitárias para divulgação da iniciativa; e propor e colaborar com festivais e encontros gastronômicos.

- Ipiabas já possui um perfil gastronômico, principalmente por conta do preparo da tilápia produzida na região. Normalmente, as pessoas se hospedam em Conservatória e comem em Ipiabas. O evento só veio a provocar a criação dessa lei e alavancar de uma vez essa vocação - destaca o vereador Joel Tinoco, presidente da Câmara e da Associação Rural Sul Fluminense.

Melhorias públicas - A lei prevê ainda a adoção pela Prefeitura de Barra do Piraí, por meio de órgãos, secretarias e setores competentes, de uma série de medidas, como: melhorias no trânsito de pedestres e na circulação de veículos; controle urbano e ordenamento do uso do solo, visando combater as poluições sonora, visual e do ar; promoção da harmonia estética; instalação e manutenção da sinalização indicativa dos estabelecimentos; repressão ao comércio irregular; melhoria da iluminação pública; inclusão do Polo em roteiros turísticos; realização de eventos gastronômicos culturais; elaboração de programas e projetos objetivando aumentar o fluxo de turistas; formalização de parcerias com a iniciativa privada e/ou pública, com a finalidade de custear as despesas de divulgação da política local de turismo; e incentivo a uma política de formação de mão de obra.

Para o proprietário do restaurante Forte das Massas, Antônio Carlos Pontes, mais conhecido como seu Pereirinha, cabe agora aos empresários cobrarem mais empenho das autoridades para execução dessas melhorias.

- Ficamos muito contentes com a implantação do Polo porque ele valoriza nossa região, traz mais credibilidade para o nosso setor. Com ele, Ipiabas só tem a crescer. E prova de que isso é possível está no sucesso do 1º Tilápia Gourmet de Ipiabas. O evento aumentou em 200% o meu faturamento. Normalmente, sirvo de 300 a 350 filés de tilápia por fim de semana. Já no festival esse número chegou a 740 - afirma Pereirinha.

Selo de qualidade - Outra ação prevista na lei é a criação do Selo de Qualidade na Gastronomia, que será conferido anualmente aos estabelecimentos que se adequarem a regras estabelecidas em regulamento.

- Com a consolidação do Polo alcançamos mais um objetivo do evento, dando continuidade à ação de estímulo à produção e ao consumo da tilápia na região, além de fomentar, paralelamente a isso, o turismo e a economia, gerando emprego e renda - observa Essiomar Gomes, presidente da Fiperj.

O local - Distrito pertencente ao município de Barra do Piraí, Ipiabas está situada às margens das rodovias BR-393, BR-116 e BR-040, distante 120 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, 376 quilômetros de São Paulo (SP), 155 quilômetros de Juiz de Fora (MG) e apenas 13 quilômetros de Conservatória, distrito de Valença e importante destino turístico regional. A localidade preserva as características típicas de interior, com um povo simples e hospitaleiro. Situada na Região do Vale do Café, que nasce em meio às serras fluminenses, possui clima agradável, exuberantes paisagens e muito verde, além de grande legado histórico e cultural, presente nas centenárias fazendas e casarios.