Domingo 19 de Maio de 2024

Fiperj realiza primeiro encontro para produtores em Valença
Autor: Ascom Fiperj
28/10/2015 - 13:25
Ação, em parceria com a prefeitura, despertou o interesse para a aquicultura

Com o objetivo de difundir a aquicultura (criação de peixes, rãs, entre outros organismos aquáticos) e orientar produtores locais acerca da regularização ambiental, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), através do Escritório Regional Médio Paraíba, realizou, no último dia 22, o primeiro Encontro para Produtores em Valença, em parceria com a Prefeitura. O evento reuniu cerca de 30 pessoas, entre piscicultores (produtores de peixes), alunos do curso de técnico agrícola do Centro Interescolar de Agropecuária (CIA) Monsenhor Tomás Tejerina de Prado, produtores rurais e outros interessados em desenvolver a aquicultura.

A extensionista Márcia Silva, do escritório regional (localizado em Piraí e que atende a outros 10 municípios, entre eles Valença), fez uma apresentação institucional, onde destacou as principais ações da Fiperj e a importância do processo de regularização. Após a palestra, o público pôde esclarecer dúvidas sobre os temas e ainda discutir sobre a produção de tilápias (bastante expressiva na região), boas práticas de manejo, nutrição de peixes e custos de produção. A analista de recursos pesqueiros, Jacqueline Xavier, do Centro de Treinamento em Aquicultura de Rio das Flores, unidade de pesquisa e produção da Fundação, conversou ainda sobre o fornecimento de alevinos (formas jovens de peixes), e outros assuntos relacionados à piscicultura.

A Prefeitura de Valença participou da ação por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Pecuária, que propôs disponibilizar um espaço no município para que os técnicos da Fiperj possam atender os produtores interessados e auxiliá-los no processo de regularização, além de agendar visitas técnicas. O encontro despertou ainda o interesse do CIA em construir uma piscicultura modelo para aulas práticas no curso de técnico agrícola, contando com a orientação da Fundação.

Também participaram o secretário e o subsecretário municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária, Carlos Gomes e Bruno Vilarinho, respectivamente; a secretária municipal de Educação, Neuza Gioseff Guimarães, representando o prefeito Alvaro da Silva; técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ); e o médico veterinário do CIA, Abelardo Lauriggio.