Domingo 28 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
XII Seminário Estadual de Maricultura reúne cerca de 150 pessoas em Cabo Frio
Autor: Ascom Fiperj
28/06/2016 - 11:14
Promovido pelo Sebrae-RJ em parceria com a Fiperj, evento promove o intercâmbio entre produtores, instituições de ensino e de pesquisa, e empresas de fomento

O XII Seminário Estadual de Maricultura, que aconteceu na última semana em Cabo Frio, região das Baixadas Litorâneas, reuniu cerca de 150 participantes, entre produtores, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados na atividade. Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), por meio do projeto Fortalecimento da Aquicultura e Pesca no Estado do RJ, o evento teve como objetivo difundir tecnologias no cultivo de organismos aquáticos em ambiente marinho por meio do intercâmbio entre maricultores, instituições de ensino e de pesquisa, e empresas de fomento.

O encontro contou com depoimentos de produtores de diferentes regiões do estado; palestras sobre assuntos relevantes para a atividade; um estudo de caso sobre o Programa Estadual de Ostreicultura (cultivo de ostras) no Pará; e uma visita técnica a uma fazenda marinha da Arraial do Cabo. Entre os temas abordados, estavam: apoio institucional (federal, estadual e municipal), empreendedorismo na maricultura, cultivo de pérolas e semi-pérolas no Brasil, ficotoxinas marinhas, perspectivas para a atividade no estado do Rio e cultivo de camarão marinho. As principais demandas e propostas para o fortalecimento da atividade no estado foram reunidas em documento final.

O evento teve também o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e foi patrocinado pela empresa Pró-lagos e pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João. Participaram ainda representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG); e de prefeituras municipais e associações de pescadores e maricultores.

O Seminário Estadual de Maricultura acontece anualmente, sendo uma edição na região e outra na Costa Verde.

Cultivo no estado – Nas Baixadas Litorâneas, o cultivo é realizado em Arraial do Cabo, por meio de três fazendas marinhas na Praia do Forno, com produção de vieiras, ostras e mariscos; e em Armação dos Búzios, na Praia Rasa. Angra dos Reis, na Costa Verde, também possui um número expressivo de fazendas marinhas, distribuídas principalmente na Baía da Ilha Grande, onde o principal produto é a vieira. O município conta também com um projeto de piscicultura marinha de beijupirá. Na Baía de Sepetiba, região Metropolitana do estado, o destaque é o cultivo de mariscos.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741