Quarta-feira 01 de Maio de 2024

Autor: Ascom Fiperj
29/06/2016 - 17:10
Votação aconteceu durante reunião do grupo, no último dia 21, em Três Rios

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), por meio do Escritório da Região Serrana, passou a ser suplente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no Comitê Piabanha. A indicação foi aprovada na última reunião plenária, no dia 21 deste mês, em Três Rios. O extensionista André Medeiros foi escolhido como representante titular da instituição, tendo como substituto Thiago Mendes, também da equipe de extensionistas da unidade.

Durante o encontro foi escolhida também a Associação de Moradores e Amigos da Fazenda Suíça, de Teresópolis, como membro suplente; e representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Três Rios apresentaram as ações locais. Outras pautas discutidas na reunião foram: os recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI); o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE); e o IV Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas, que aconteceu entre os dias 17 a 19 de maio.

Também participaram representantes do Inea, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), de prefeituras municipais e associações da região do Comitê, além da sociedade civil.

O Comitê - Com sede no município de Petrópolis, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-Bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto (Comitê Piabanha) é um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos (SEGRHI), nos termos da Lei Estadual n° 3.239/1999. Tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da Região Hidrográfica IV do estado, que compreende as bacias hidrográficas do Rio Piabanha (que banha os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Areal, Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Paty do Alferes e Paraíba do Sul) e a margem direita do Rio Paraíba do Sul (que abrange Sumidouro, Sapucaia e Carmo).