Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Fiperj ministra curso de boas práticas de manipulação em pescado em São João da Barra
Autor:
04/04/2017 - 10:00
O curso busca transmitir e aprimorar conhecimentos de corretas práticas de manipulação e fabricação do pescado, e agregar valor ao produto final.

Ocorreu nos dias 30 e 31 de março de 2017 mais um curso de "Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal de Pescado", ministrado pelo Escritório Regional Norte I da Fiperj, em Quixaba, 5º distrito do município de São João da Barra. A ação é fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Pesca, Empresa Ferroport e a Cooperativa Arte Peixe.

O evento, que reuniu dez mulheres da pesca, teve como objetivo transmitir conhecimentos a respeito das boas práticas na manipulação e conservação do pescado, e agregação de valor a partir da elaboração de produtos como quibe, almôndegas, linguiça, empanados e "fishburguer". A partir dessa capacitação, as pescadoras esperam se tornar uma extensão da cooperativa Arte Peixe em Quixaba, tendo em vista o trabalho que elas já realizam com o pescado local.

O curso com conteúdos prático e teórico, aconteceu nas instalações da cooperativa, em Atafona, e se encerrou com a degustação dos produtos elaborados no decorrer das aulas.

Letícia Machado, filha de pai pescador e de mãe feirante do ramo pesqueiro, foi uma das participantes do curso, que classifica como de total importância dentro da sua área de atuação. “Trabalho fazendo filetagem e, com esse conhecimento adquirido, novas portas poderão se abrir na questão financeira, já que não descarto a possibilidade de fabricar e comercializar esses produtos”.