Domingo 05 de Maio de 2024

Fiperj participa do XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos
Autor:
02/05/2017 - 10:00
Técnicos da Fiperj apresentaram três trabalhos sobre a qualidade de pescado no formato de pôster digital.

Técnicos da Fiperj participaram do VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, realizado de 25 a 28 de abril de 2017, em Fortaleza, Ceará.

O evento, promovido bianualmente pelo Congresso Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos, teve como tema central em sua 14ª edição a “Água, Biodiversidade e Segurança Alimentar: desafios para uma alimentação sustentável”.

A partir de programação diversificada nas áreas temáticas de tecnologia de alimentos, controle de qualidade, inovações tecnológicas, entre outros, o Congresso contou com a participação de higienistas, professores e alunos de graduação e pós-graduação de todas as regiões do país, em minicursos, mesas-redondas, palestras, seminários e a exposição de resumos expandidos no formato de pôster digital.

A Fiperj apresentou três trabalhos sobre qualidade de pescado através dos técnicos presentes, todos em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O extensionista André Medeiros apresentou trabalho intitulado “Condições higiênico-sanitárias do pescado comercializado em supermercados da região das Praias da Baía do município de Niterói, Rio de Janeiro”, juntamente com a pesquisadora Flávia Calixto.

A extensionista Juliana Guimarães, também em parceria com a pesquisadora Flávia Calixto, apresentou dois trabalhos ligados ao tema, intitulados de “Qualidade tecnológica de Maria-luísa (Paralonchurus brasiliensis) enlatada: análise microbiológica e toxicológica” e “Avaliação química de Maria-luísa (Paralonchurus brasiliensis) enlatada”.