Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj realiza capacitação da nova equipe de Monitoramento Pesqueiro do Norte Fluminense
Autor:
06/07/2017 - 17:00
Desde a última quarta-feira, a nova equipe de coletores e monitores do Projeto de Monitoramento Pesqueiro do Norte Fluminense recebe treinamento no município de Rio das Ostras.

A Fiperj realizou, nos dias 5 e 7 de julho, o curso de capacitação de sua equipe de agentes de campo e monitores, que serão responsáveis pela coleta de dados de desembarque pesqueiro em seis (06) municípios costeiros do litoral Norte Fluminense.


O Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Norte Fluminense (PMAP Norte Fluminense) é financiado com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a Chevron Brasil e o Ministério Público Federal – RJ, com a interveniência da Agencia Nacional de Petróleo – ANP e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, em virtude de um incidente de vazamento de petróleo durante a realização de atividades de perfuração de um poço no Campo de Frade, na Bacia de Campos.


O FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) é a instituição gerenciadora do recurso oriundo do TAC. A FIPERJ e a FUNDEPAG são os responsáveis pela execução do PMAP Norte Fluminense, e as entrevistas aos pescadores terão início dia 10 de julho em cerca de 40 pontos de desembarque pesqueiro, contemplando os municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Ostras e Armação dos Búzios.


O monitoramento da atividade pesqueira também está sendo realizado, por meio de outra fonte financiadora, em mais 15 municípios costeiros fluminenses, entre Cabo Frio e Paraty.


No curso de capacitação da equipe PMAP Norte Fluminense, ocorreu a solenidade de abertura com a presença do Diretor de Pesquisa e Produção da FIPERJ, Glauco Barradas, dos representantes da FUNDEPAG, Átila Bankuti e José Novaes, e ainda do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Pesca de Rio das Ostras, Ivan Noé Antunes, município no qual está sendo realizado o treinamento.


O PMAP Norte Fluminense irá gerar informações úteis para o setor pesqueiro, governo e comunidade científica, através do levantamento de dados sobre a produção, espécies capturadas, tipos de embarcações, aparelhos de pesca, informações socioeconômicas das comunidades pesqueiras, dentre outros. Espera-se que os dados gerados contribuam na formulação de políticas públicas e demais meios legais de gerenciamento da atividade pesqueira.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741