Domingo 28 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj lança publicação para ranicultores.
Autor:
04/09/2017 - 16:00
Equipe da Fiperj elabora manual de Ranicultura para produtores do Rio de Janeiro com informações completas sobre a atividade

A Fiperj acaba de lançar uma publicação voltada para a cadeia produtiva da rã. O livro, intitulado Manual de Ranicultura Para o Produtor, é resultado de um curso de ranicultura ministrado aos extensionistas e analistas de recursos pesqueiros da instituição.

Os capítulos do livro foram escritos pelos profissionais da Fiperj que atuam na área de ranicultura, desenvolvendo pesquisas e prestando assistência técnica nas diferentes regiões do estado do Rio de Janeiro. Assim, a riqueza de informações que são encontradas ao longo desta publicação é de aplicabilidade direta aos ranicultores fluminenses e uma referência aos interessados na temática.

O livro elucida temas como biologia e reprodução, manejo reprodutivo e alimentar, normas e regulamentos para instalação de ranários, sistemas de criação, controle da produção, normas e regulamentos para o processamento tecnológico, além de, qualidade e reuso da água. Ao longo dos 10 capítulos, os autores praticamente esgotam o assunto e apresentam nessa extensa obra toda a cadeia produtiva que envolve esses animais exóticos e de grande importância alimentar.

A publicação está disponível em http://www.fiperj.rj.gov.br/index.php/publicacao/index/2 e consiste em mais uma obra na área de ranicultura desenvolvida pela instituição. A Fiperj iniciou o seu trabalho com rãs ainda nos anos 1980 e a assistência técnica e extensão nos anos 1990, desde então tem realizado importantes trabalhos para estimular a atividade no estado.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741