Domingo 28 de Abril de 2024

Técnicos da Fiperj participam do Programa de Certificação do Pescado Brasileiro, projeto desenvolvido pelo Inmetro.
Autor:
31/08/2017 - 10:00
O objetivo do Programa é a certificação da aquicultura comercial, considerando requisitos básicos descritos em normas técnicas da ABNT sobre criação de tilápia, peixes redondos e moluscos bivalves, publicadas em 2015.

Em agosto, técnicos da Fiperj participaram de reuniões acerca do Programa de Certificação do Pescado Brasileiro, de âmbito nacional, que tem como objetivo certificar a aquicultura comercial, considerando os requisitos básicos descritos nas normas técnicas da ABNT NBR 16374:2015 – Requisitos Básicos: Aquicultura - Criação de Tilápia. Cabe citar que esta norma também contempla produção de peixes redondos e cultivo de moluscos bivalves.

O projeto no Estado do Rio de Janeiro é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sob a coordenação da Dra. Alessandra Julião Weyandt, pesquisadora Pronametro/Inmetro, em parceria com a Fiperj, através das técnicas do Escritório Regional Médio Paraíba (ERMP), Dra. Márcia Rocha e Maria Dalva Ribas, que participam do programa desde a instalação da Comissão de Estudo Especial de Aquicultura 192 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) à elaboração das normas técnicas em 2011 a sua publicação, que aconteceu em 2015.

Com vista à implantação de um piloto com produtores rurais do Médio Paraíba que cultivam tilápias, no último dia 24/08 ocorreu uma reunião na sede do ERMP para apresentação das normas técnicas, esclarecimentos de dúvidas quanto à implantação do programa, adesão dos produtores à certificação assistida, além da troca de experiências e saberes entre técnicos, gestores e produtores.

A coordenadora do projeto explicou que toda a implantação será realizada de forma assistida e contará por meio da parceria entre Inmetro, Fiperj e Sebrae, com treinamentos e capacitações, além de rodadas de negócios entre produtores, restaurantes, supermercados e outros compradores de tilápias. Todos os produtores e convidados que participaram do evento demonstraram grande interesse no programa e expressaram, em unanimidade, apoio à iniciativa, pois acreditam que contribuirá no fortalecimento da aquicultura e no desenvolvimento local.

O evento contou com a presença de nove produtores rurais da região, representantes de secretarias municipais de Agricultura de Piraí e de Barra do Piraí; de Cultura e Turismo de Piraí; de Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral; de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Claro; de Agricultura, Pesca e Pecuária de Valença; proprietários do Hotel e Restaurante Águas do Vale, de Quatis, além da Coordenadora de Extensão Maria de Fátima Valentim e o extensionista André Medeiros da Fiperj. A implantação do programa piloto de certificação assistida ocorrerá de forma pioneira em tilapicultores da região.