Sexta-feira 26 de Abril de 2024

5ª edição do curso "Introdução à Ranicultura" é oferecida pela Fiperj em Piraí/RJ.
Autor:
06/10/2017 - 10:00
Com sucesso, o evento contou a participação de 8 produtores regionais.

A Fiperj, através do Escritório Regional do Médio Paraíba (ERMP), realizou no dia 03 de outubro de 2017, a 5ª edição do curso de Introdução à Ranicultura, oferecido gratuitamente para produtores rurais interessados em desenvolver a produção e criação de rã-touro. O evento possui como roteiro os seguintes itens: Normas para instalação de raniculturas; A unidade de produção de rãs e seu gerenciamento; Biologia das rãs; Qualidade do ambiente e da água; Reprodução, Eclosão, girinos e metamorfose; A produção de rãs pós-metamorfose; Alimentação e nutrição; Profilaxia e doenças; Transporte de girinos e rãs; Processamento do pescado; além de aula prática.

O curso foi ministrado pelo pesquisador Marcelo Maia Pereira, do Centro de Treinamento de Aquicultura de Rio das Flores (CTARF) da Instituição, e contou com a participação de 8 produtores dos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí e Valença. Ao final do curso, a equipe do ERMP se colocou a disposição para prestar assistência técnica aos produtores interessados em iniciar a atividade de ranicultura desde a implantação até a regularização do empreendimento. Aproveitaram a ocasião para informar que no mês de dezembro está previsto um encontro para troca de experiencias e resultados das 5 edições do curso, e posterior entrega de certificados.