Quinta-feira 02 de Maio de 2024

Técnicos da Fiperj participam do XIX ENCOB
Autor:
19/12/2017 - 10:00
O XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB) ocorreu entre os dias 6 e 11 de novembro, em Aracaju - SE

Os técnicos da Fiperj, Ive Muzitano e Tiago Menezes, participaram do XIX Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB), que ocorreu entre os dias 6 e 11 de novembro, em Aracaju – SE. Os profissionais integraram as comitivas do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (CBH-MPS) e do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG), respectivamente.

O evento contou com representantes de todas as bacias hidrográficas do Brasil, e foi uma oportunidade para a troca de experiências a partir das discussões nas diferentes temáticas ambientais em recursos hídricos, tais como: intrusão salina; desastres ambientais e antrópicos; escassez hídrica; mudanças climáticas; e ações governamentais e não governamentais em recursos hídricos.

Durante o encontro ocorreram diversas mesas de diálogos de importância para a gestão de recursos hídricos, entre elas: “20 anos da lei das águas - Avanços e Desafios na gestão e regulação dos recursos hídricos”; “Mudanças climáticas e a gestão de recursos hídricos”; “Convivência Sustentável com a escassez hídrica”; “Avanços e Contribuições para a gestão dos recursos hídricos”; “Juventude: Compartilhando a gestão dos recursos hídricos”; e “Comitês de Bacias: Apresentação das demandas de cada região”.

Durante a fase de exposições da mesa de discussões, representantes das Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro apresentaram uma síntese da carta do Encontro Estadual de Comitê de Bacia Hidrográfica (ECOB-RJ), que aconteceu em Paraty, com as demandas de todos os CBHs do Rio de Janeiro.

A participação da Fundação neste evento teve como objetivo a atualização de informações e conhecimentos das experiências com os governos (municipais, estaduais e federal) quanto à gestão dos recursos hídricos no Brasil, além das experiências com organizações não governamentais (ONGS, OSCIPS, representações de entidades, empresas privadas) nesta temática.