Terça-feira 30 de Abril de 2024

Autor:
10/01/2018 - 08:00
O evento ocorrerá na Estação de Peixes Nativos, em Santo Antônio de Pádua

Durante os dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2018 a equipe da FIPERJ do Escritório Noroeste Fluminense I em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua recebem, na Estação de Peixes Nativos, o público em geral que tenha interesse em acompanhar os protocolos de reprodução artificial em peixes. A espécie que será induzida à reprodução é a curimba, Prochilodus lineatus, uma espécie nativa da nossa bacia hidrográfica e de grande importância para os pescadores artesanais, sendo também uma espécie com alta produtividade no cultivo em pisciculturas. Esses reprodutores são oriundos da parceira com a Associação de Pesca de Itaperuçu, situada no estado de Minas Gerais.

Nessa semana, os interessados poderão participar em forma de acompanhamento das técnicas de reprodução artificial de peixes reofílicos (migradores) e das atividades que serão conduzidas, tais como: seleção de reprodutores aptos ao manejo reprodutivo; preparação e aplicação de hormônio indutor da maturação final dos gametas (primeira dose preparatória e segunda dose indutiva da maturação final); observação microscópica da qualidade do ovo e motilidade de espermatozoides; extrusão dos gametas (ovo e sêmen) e fertilização; incubação dos ovos; e acompanhamento do desenvolvimento embrionário das larvas. Nos intervalos, haverá uma breve explanação do conteúdo expositivo didático sobre protocolos de reprodução artificial, bem como a fisiologia reprodutiva de peixes.

Programação:

- Quarta-feira (10/01)
Manhã (a partir das 08:00 hs): seleção de reprodutores, observação e avaliação do ovo e ativação e motilidade dos espermatozoides;
Tarde (a partir das 14:00 hs): Explanação do conteúdo expositivo didático e fim de tarde, aplicação da 1ª dose de hormônio;
- Quinta (11/01)
Manhã (a partir das 07:00 hs): Prática de anestesia em peixes, aplicação da 2ª dose hormonal, explanação do conteúdo expositivo didático.
Tarde: Extrusão dos gametas e fertilização e incubação dos ovos.
- Sexta (12/01)
Manhã: Explanação do conteúdo expositivo didático e acompanhamento do desenvolvimento embrionário das larvas;
Tarde: Observação da eclosão das larvas, manejo da incubação das larvas e encerramento.