Sábado 27 de Abril de 2024

Curso para multiplicadores em Boas Práticas na Cadeia Produtiva do Pescado é realizado na Fiperj
Autor:
30/10/2018 - 17:30
O curso é uma das ações do Projeto TecPesc, produto de uma parceria entre Embrapa, Fiperj e outras treze organizações de pesquisa

A Embrapa Agroindústria de Alimentos em parceria com a Fiperj e outras treze organizações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural desenvolveram nos últimos três anos o projeto intitulado “Fortalecimento tecnológico do elo agroindustrial da cadeia de pescado na Região Sudeste do Brasil por meio da socialização de conhecimentos, tecnologias e práticas”. O projeto, liderado pela Embrapa, teve como objetivo desenvolver ações de socialização de conhecimentos, tecnologias e práticas tanto para empreendimentos artesanais e familiares quanto para pequenas e médias empresas envolvidas na captura, manipulação, conservação e/ou no processamento do pescado na região Sudeste do Brasil com foco em tilápia, rã e camarão.

O Curso para Multiplicadores em Boas práticas de Fabricação na Cadeia Produtiva do Pescado: Despesca e Captura, Processamento, Armazenamento e Distribuição, coordenado pela pesquisadora Silvia Mello da Fiperj, com a participação dos extensionistas André Medeiros e Carlos Eduardo Coutinho e da pesquisadora Flavia Calixto foi uma ação do projeto que visa a capacitação de agentes mediadores e multiplicadores, em técnicas de despesca e obtenção de derivados do pescado. Os profissionais supracitados também foram instrutores no curso, ao lado do pesquisador da Embrapa André Cribb e do Professor José Seixas Filho, do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). O curso, com carga horária de 20 horas ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2018 na sede da Fiperj, e abordou diversos aspectos tais como: captura/despesca, manipulação, processamento, obtenção de derivados comestíveis, estocagem/armazenamento e distribuição do pescado. Na abertura do curso, no dia 26/09 estiveram presentes o presidente da Fiperj Glauco Barradas, o diretor de pesquisa e produção da Fiperj Pedro Paulo Carvalho e o pesquisador da Embrapa, líder do projeto, André Cribb, que na ocasião apresentou os objetivos do projeto e as ações previstas e realizadas. O evento foi muito bem avaliado pelos participantes e estes esperam que iniciativas como estas continuem acontecendo. Para avaliar o impacto do curso na atuação profissional dos participantes estão previstas uma ação integradora do grupo e uma avaliação da aplicação dos conhecimentos adquiridos na atuação profissional. Até o final do ano será lançado o livro "Manual técnico de manipulação e conservação do pescado" elaborado em parceria entre Embrapa e Fiperj, no âmbito do projeto.