Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Servidores da Fiperj são capacitados em topografia aplicada à aquicultura continental
Autor:
20/12/2018 - 10:30
O curso foi organizado pelas equipes do Escritório Regional Centro Norte Fluminense e Unidade Didática de Pesquisa e Produção de Peixes de Cordeiro

Nos dias 13 e 14 de novembro, os servidores da Fiperj receberam capacitação teórica e prática no tema “Noções Básicas de Topografia Aplicada à Aquicultura Continental”. O curso foi organizado pelas equipes do Escritório Regional Centro Norte Fluminense (ERCNF) e Unidade Didática de Pesquisa e Produção de Peixes de Cordeiro (UDPPPC) desta instituição, com a participação dos palestrantes Silvio Akira Uehara (Fiperj), Técio Antônio Lisboa (Emater-Rio) e Amaro Valente Gomes Junior (Emater-Rio). Na primeira parte do evento, foi apresentado o conteúdo teórico no salão disponibilizado pela Emater-Rio, localizado no Parque de Exposições de Cordeiro. Depois, realizou-se a prática na UDPPPC, com intuito de consolidar o conhecimento adquirido, sendo estes: topografia na piscicultura; construção de viveiros; taludes; tipos de solo; equipamentos topográficos; topografia por satélite; georreferenciamento; topobatimetria; aquisição de dados, processamento e produtos; cálculo de volume; nivelamento topográfico; cotas; hidráulica; topografia na construção de viveiros (prática) e demonstração de equipamentos (prática), com a participação da Empresa Construtop. Todos manifestaram sua satisfação com a participação no curso e relataram que foi engrandecedor, devido à forma dinâmica em que foi ministrado.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741